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Prefeitura e Caixa prometem reparos no Mazzaferro

Residências entregues em novembro de 2014 apresentam vazamentos, mofo e rachaduras

Natália Fernandjes
27/09/2015 | 08:52
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Nario Barbosa


 A Prefeitura e a Caixa Econômica Federal prometeram solucionar os problemas como vazamento, mofo e rachaduras existentes na maior parte das unidades dos conjuntos residenciais Mazzaferro 1 e 2, na Rua Pau do Café, no bairro Casa Grande, em Diadema, até o fim de outubro. Os apartamentos foram entregues em novembro de 2014 por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida a 360 famílias removidas de áreas de risco da cidade, mas começaram a gerar transtornos pouco tempo depois.

Em julho, o Diário denunciou o pesadelo vivido pelos cerca de 1.500 condôminos do espaço. Na época, o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano da cidade, Eduardo Monteiro, destacou que faria vistoria no local e notificaria a Caixa e RGA, construtora responsável pelas obras. Por meio de nota, a administração informou que realizou nova visita aos conjuntos no dia 17 e que, a partir da data, os reparos levariam 30 dias para serem concluídos. Conforme a Prefeitura, também foi solicitado relatório com andamento de conclusão de reparos à empreiteira.

A Caixa, por sua vez, destacou que acionou a construtora para sanar o problema do revestimento interno que causou o mofo nas unidades e demais reclamações apresentadas e que vem monitorando os reparos realizados nas unidades e acompanhando as reclamações junto à Prefeitura. Os conjuntos, erguidos em terreno de 20 mil m², custaram R$ 23,4 milhões aos cofres públicos.

As famílias têm 43,48 m² para distribuir seus móveis e aparelhos domésticos em cada unidade.

Embora os reparos tenham sido iniciados, moradores ainda se mostram insatisfeitos com o cenário. “Eles estão pintando dentro dos apartamentos, mas é só disfarce para o problema. O ideal seria que eles impermeabilizassem do lado externo para que não houvesse mais infiltração”, destaca a estudante de Direito Camila Jéssica, 26 anos. Segundo a moradora, houve troca de azulejos em alguns cômodos, no entanto, os novos já estão descolando devido à umidade. “Quando a gente reclama e mostra o problema eles (funcionários da construtora) falam que temos que deixar a janela aberta à tarde. Como se adiantasse e se não tivéssemos nada para fazer o dia todo e ficássemos só em em casa.”

A Caixa informou ainda que criou o Programa Caixa de Olho na Qualidade, com medidas para ampliar o atendimento aos beneficiários do Minha Casa, Minha Vida. Dessa forma, o morador tem a opção de denunciar o uso irregular, invasão ou ociosidade do imóvel por meio do 0800 721 6268 gratuitamente.




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