Economia Titulo
Crise turca levou ao fechamento de quase 27 mil empresas
Das Agências
09/01/2002 | 16:33
Compartilhar notícia


Quase 27 mil empresas ou entidades comerciais fecharam suas portas ano passado na Turquia, atolada em uma grave crise econômica após uma brutal desvalorização monetária em fevereiro, indicou nesta quarta-feira a União das Câmaras de Comércio e Indústria do país.

O número de quebras foi de 26.999 em 2001, ou seja, um aumento de 17% em relação ao ano precedente, precisou a União em um comunicado. O número de abertura de empresas diminuiu em 10%, até 49.069 em 2001 em relação a 2000.

A Turquia se viu afetada nos finais de fevereiro por uma grave crise de seu setor bancário, que obrigou o governo a deixar flutuar a libra turca, o que resultou no fracasso de um plano de combate à inflação apoiado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

A libra perdeu mais da metade de seu valor em relação ao dólar, enquanto a inflação e as taxas de juros subiram absurdamente.

Em maio foi aplicado um novo programa de reformas drásticas de acordo com o FMI. Mas os atentados de 11 de setembro nos EUA voltaram a agravar a crise na Turquia, que teve a promessa de uma nova ajuda do FMI, cuja quantia não foi revelada.

Segundo o vice-primeiro-ministro, Mesut Yilmaz, o FMI e o Banco Mundial concederão à Turquia empréstimos no valor de US$ 16 bilhões nos próximos três anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;