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Descentralização é aposta para melhorar Transporte em Mauá

Donisete vistoria terminais do Centro, Itapeva
e Zaíra e garante que gargalos serão resolvidos

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
18/09/2015 | 07:00
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Marina Brandão/DGABC


Em vistoria aos terminais do Centro e dos bairros Itapeva e Jardim Zaíra, em Mauá, na manhã de ontem, o prefeito Donisete Braga (PT) garantiu que a descentralização do Transporte público ajudará a resolver os principais gargalos da área: superlotação e demora dos ônibus. Donisete realizou o trajeto por linhas municipais acompanhado do secretário de Mobilidade Urbana da cidade, Azor de Albuquerque Silva.

O Terminal Centro, que concentra 49 linhas de ônibus, registra a passagem de 7.300 passageiros diariamente. A Prefeitura estima que um terço do total de 450 mil habitantes da cidade utilize o Transporte público para se locomover.

O aposentado José Carlos de Souza, 75 anos, mora no Jardim Kennedy e utiliza o ônibus que passa próximo à sua casa para ir até a região central do município. Ele também usa o trem, na estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que fica ao lado do terminal. “A linha que venho foi renovada há pouco tempo e ficou bem mais confortável. Às vezes o ônibus demora um pouco ou chega cheio ao ponto, mas acho que em todo lugar é assim”, afirmou.

A dona de casa Maria Regina Gabriel, 42, utiliza as linhas que passam no Terminal Zaíra para se locomover. “Estou aguardando ansiosa a ampliação, porque acredito que vai melhorar na questão da espera, que costuma ser grande”, contou.

As obras para a reconstrução dos terminais Zaíra e Itapeva vão ser acompanhadas pela construção de espaço no Itapark. Além disso, um corredor de ônibus será construído na Avenida Itapark. O valor total do investimento é de R$ 33 milhões, sendo que a previsão para o início de todas as obras é outubro, com duração de 18 meses.

Segundo avaliou o prefeito, o trajeto durante o horário de pico foi feito em um bom tempo, levando cerca de dez minutos entres os bairros citados e o Centro. Porém, ele assume que melhorias devem ser realizadas e garante que a Prefeitura vem se esforçando para isso. “O Centro da cidade cresceu muito e, em geral, toda a concentração do transporte aqui causa transtornos. A nossa ideia é que, com a ampliação desses terminais e alterações em algumas linhas de ônibus, vamos melhorar bastante em relação ao tempo que o passageiro tem de espera no ponto e também no deslocamento”, disse.

Segundo o secretário da Pasta, 90% da frota de ônibus mauaense foi renovada. Ele também afirmou que as obras vão trazer ganhos principalmente aos moradores do eixo Zaíra e Barão de Mauá, que representam 60% do total de usuários do ônibus. “Planejamos criar linhas circulares e tirar as pessoas do Centro. Sabemos que para fazer isso não é preciso só colocar ônibus novo, precisamos ter faixas exclusivas. É o que estamos fazendo para melhorar a qualidade do Transporte”, afirmou Azor.

Prefeitura vai conversar com a população antes do início das obras

As principais obras relacionadas ao Transporte público em Mauá serão a demolição e a reconstrução dos terminais Zaíra e Itapeva, segundo o prefeito Donisete Braga (PT). Como serão obras de longa duração (18 meses), a Prefeitura realiza estudos para estimar o impacto aos usuários do sistema.

“Está tudo pronto para ser feito, porém, estamos terminando essas pesquisas de impacto técnico e social para orientar a todos. Temos que ter certeza de que a obra vai estar sinalizada e trará o mínimo de transtornos. Faremos reuniões com a comunidade para apresentar o projeto”, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Azor Albuquerque.

A segunda fase do projeto, que não tem data definida, também contemplará a reconstrução do terminal do Centro. “Aqui embaixo passa um córrego e, quando chove, alaga. Vamos fazer intervenções para que isso não aconteça. Temos que fortalecer esse processo de comunicação com os moradores, já que o objetivo é melhorar”, disse Donisete.  




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