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Escola promove inclusão no Desafio

EE Inah de Melo, em Sto.André, incentiva participação de alunos deficientes no concurso literário

Yago Delbuoni
Especial para o Diário
18/09/2015 | 07:00
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Nario Barbosa/DGABC


Trabalhos interdisciplinares e inclusão de deficientes. Esses são os diferenciais da EE Professora Inah de Melo, no Parque das Nações, em Santo André, no Desafio de Redação do Diário, cujo tema é Torneira Aberta é a Gota D’Água. Chega de Desperdício!

A aluna Milena Fernanda Silva Pauluci,13 anos, é deficiente visual e usou espaço da folha de redação para fazer ilustração. “Desenhei uma gota d’água. Significa que estamos passando pela situação de ficar sem o líquido”, falou.

O diretor da instituição de ensino, João Batista Oliveira, 52, disse que a participação no concurso é estímulo para os alunos. “A melhor forma de expressar o que se sente é escrever, porque deve-se pensar no que é colocado no papel para formar um ponto de vista.”

O trabalho desenvolvido em sala de leitura também é ressaltado pelo diretor. “Os professores levam os alunos para essa sala, onde é possível desenvolver um trabalho por semana, usando a estrutura disponível.”

A professora de Inglês Maria Soares Vieira Franco, 49, mencionou que o Desafio colabora para que os alunos se sintam preparados para escrever. “É uma forma de incentivar a atividade, Há fortalecimento do hábito. Eles precisaram realizar pesquisa sobre o tema. Houve uma preparação. Não escreveram sem ter ideia do que seria feito”, explicou.

A aluna do 7º ano do Ensino Fundamental Brenda Silva, 12, contou que fez pesquisa em casa para fazer redação voltada à conscientização do uso do recurso. “Pesquisei sobre a quantidade de água disponível para consumo, que é de apenas 2,5% do total do planeta. Também li sobre tratamentos adequados do líquido,”

O Desafio de Redação é promovido pelo Diário em parceria com a USCS e apoio da Ecovias e Sabesp. 




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