Política Titulo Em Santo André
Legislativo convoca sessão extra por plano de resgate de depósito judicial

Ideia do Paço era votar texto ontem, mas oposição levantou dúvidas

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
16/09/2015 | 07:01
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


A Câmara de Santo André, gerida por bispo Ronaldo de Castro (PRB), convocou sessão extraordinária para votar amanhã, em duas plenárias, projeto que permite o Executivo utilizar reserva depositada em juízo para pagamento de dívidas, segundo legislação sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT). O governo do prefeito Carlos Grana (PT) protocolou a proposta na quinta-feira e pede urgência ao alegar prazo até dia 20. A ideia do Paço era colocar o texto em apreciação ontem, mas a oposição travou a iniciativa após formalizar questionamentos. A lei determina a transformação do dinheiro de depósitos em receita.

A bancada oposicionista oficializou cobrança à Prefeitura de quanto deve entrar nos cofres e como a administração pretende canalizar esses recursos. “Queremos que o governo aponte a destinação do dinheiro, dando posição mais clara de suas ações. Quanto tem? Nós não sabemos”, citou Edson Sardano (PTB). A gestão petista ainda não levantou os valores. Pela deliberação nacional, Estados e municípios ficam autorizados a usar até 70% da verba depositada judicialmente para aliviar problemas financeiros, desde que sigam ordem de abatimento de débitos e de precatórios, como primordiais.

Depósitos judiciais são aqueles feitos durante discussões na Justiça. A lei serve como alternativa para aumentar os caixas e quitar precatórios. Articulador do Paço, o secretário de Governo, Arlindo José de Lima (PT), alegou que esses números ainda passam por análise, uma vez que estão vinculados a duas instituições bancárias: Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. “Não temos o controle dessas contas, mas imaginamos valores grandes”, disse, ao negar que o pedido de adiamento crie impasse. “Para nós, não há problema. Daremos todas as respostas requeridas.”

ABONO SALARIAL
Os vereadores aprovaram ontem projeto de abono salarial no valor de R$ 700 aos servidores da Câmara. A proposta antecipa a medida prevista pela Prefeitura para pagamento do benefício em janeiro. No Legislativo são 383 funcionários, sendo 106 em cargos efetivos e 277 em postos comissionados. O impacto na folha, portanto, será de R$ 263,9 mil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;