Setecidades Titulo Educação
Alunos se preocupam com o futuro da água
Nelson Donato
especial para o Diário
16/09/2015 | 07:07
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


Mais do que uma preocupação momentânea, a falta de água é um problema que tende a agravar-se nos próximos anos devidos às mudanças climáticas ocorridas no planeta. Com este pensamento, os alunos da EE Sérgio Milliet Da Costa e Silva, situada na Vila Pires, em Santo André, dissertaram durante a nona edição do Desafio de Redação do Diário, que tem como tema Torneira Aberta é a Gota D''''Água. Chega de Desperdício!. Os jovens alertaram sobre a importância de poupar água para as gerações futuras.

Apesar da pouca idade, os estudantes têm consciência de que a economia é a chave para garantir qualidade de vida para seus filhos. O aluno do 6º ano do Ensino Fundamental Samuel Oliveira Leão, 11 anos, criou uma história na qual o consumo consciente é incentivado pelos amigos do seu protagonista. “O meu personagem é alguém que não sabe o que é poupar água. São os amigos dele que o ensinam sobre a importância da economia”, conta.

Colega de sala de Samuel, Eduarda Santos de Oliveira, 11, acredita que a consciência é fundamental para que a água não acabe. “Há muito desperdício e isso é preocupante. Infelizmente, muitas pessoas não dão a mínima para a crise, mas acho que se lerem as nossas redação talvez elas pensem melhor no que estão fazendo.”

Na instituição, são desenvolvidos projetos que têm como objetivo aperfeiçoar a escrita dos estudantes e inseri-los em vários gêneros literários, conforme explica o coordenador André do Vale. “Os alunos criam uma pasta com seus textos escritos ao longo do ano para que eles possam compará-los e saberem a diferença entre eles.”

O educador destaca a importância do Desafio de Redação. “Nossos estudantes trabalham a pesquisa, além disso, eles desenvolveram cartazes sobre a economia de água e os fixaram na parede das escolas.”

O Desafio de Redação é realizado pelo Diário com correalização da USCS e apoio da Ecovias e da Sabesp.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;