Setecidades Titulo Descaso
Terreno de Sto.André vira ponto de descarte irregular

Área localizada na Rua Castelo Branco, na Vila Palmares, está tomada por lixo e entulho, o que atrai ratos e baratas

Nelson Donato
especial para o Diário
16/09/2015 | 07:07
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


Terrenos baldios geralmente causam transtornos para a vizinhança, que é obrigada a conviver com a sujeira e outros problemas que surgem com o abandono, como acúmulo de entulho e a presença de pragas. Este é o caso de área situada na Rua Castelo Branco, 44, na Vila Palmares, em Santo André, que transformou-se também em depósito de lixo e atrativo para usuários de drogas.

Na manhã de ontem, a equipe de Diário esteve no terreno e constatou que o local se tornou ponto de descarte irregular. Os dejetos, compostos principalmente por sacos plásticos, papelão e outros lixos domésticos, são despejados pela própria população do entorno.

De acordo com o autônomo Alex Sandro, 31 anos, a limpeza do terreno é feita a cada duas semanas. “A Prefeitura sempre recolhe o lixo. Infelizmente a maior culpada é a vizinhança, que joga de tudo aqui”, lamenta. Outro problema citado por ele é a presença de pragas. “Aqui tem muitos ratos e baratas. Quando chove também é um problema, pois a enchente leva toda essa sujeira para as casas. É uma situação difícil.”

Um dos sonhos do autônomo é a transformação do terreno em uma praça pública. Ele acredita que se houvesse a revitalização no local as pessoas que vivem no entorno teriam mais consciência e cuidariam do espaço. “Acho que ao ver tudo abandonado, o povo acha que pode jogar o lixo aqui. Mas, se construíssem algo de lazer as pessoas cuidariam muito bem, porque faria parte da casa delas.”

Alheia à sujeira, uma pequena criação de animais destoa da situação caótica do local. Os bichos estão bem alimentados e possuem um cercado espaçoso que, segundo moradores, foi erguido com o consentimento da Prefeitura.

De acordo com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a limpeza do local, considerado um ponto viciado de descarte irregular, é feita semanalmente, especialmente na calçada e área pública.

A Prefeitura destacou ainda que a roçagem na área, que é da Transpetro (Petrobras Transporte) e Prefeitura, é executada a cada três meses e que não há projeto de revitalização para o local. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;