Memória Titulo Memória
Gianotto e os mesatenistas de São Bernardo

Só queria que você visse meu sorriso ao ler sobre a Praça Luiz Gianotto...

Ademir Medici
12/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Só queria que você visse meu sorriso ao ler sobre a Praça Luiz Gianotto. Acompanhei toda a história, em Memória, e fiquei indignada na época. Ainda bem que temos o apoio do Diário na preservação da memória da nossa cidade de São Bernardo.

Envio a foto de um Gianotto, o Orlando, que era da nossa turma de amigos. A foto foi tirada no Sindicato dos Marceneiros, que ficava em frente à antiga Casa de Cultura Antonino Assumpção, na Rua Marechal Deodoro.

Isa Yara Coradi Carraro, de Itanhaém

NOTAS

A leitora Yara refere-se à Praça Luiz Gianotto, do distrito de Riacho Grande, em São Bernardo, que ao ser reformada perdeu a sua placa, deixando os familiares muito preocupados.

Felizmente, tudo deu certo. A praça foi reformada e uma nova placa providenciada.

O Sindicato dos Marceneiros citado foi o primeiro sindicato de trabalhadores da Era Vargas criado no Grande ABC, em 1933.

De fato, a sede do sindicato ficava na Rua Marechal Deodoro. O grande salão, assoalhado, local de assembleias e reuniões da categoria, tinha ao centro esta mesa de pingue-pongue, coqueluche de então.

Deste endereço, o sindicato foi transferido para a Rua São Bernardo. A sede atual fica na Rua General Osório, próxima ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. É conhecido pela sigla Sintacrom.

Vejam na foto os vários rostos de japonesinhos. Já escrevemos uma vez: eles antecederam o grande campeão de tênis de mesa brasileiro, Hugo Hoyama, nascido e revelado em São Bernardo e aqui até hoje como ilustre esportista e cidadão.

Nas Ondas do Rádio

Viagem no Tempo. Internet: www.viagemnotempo.net. Música, notícias e história. Vinte e quatro horas por dia no ar.

Estadão FM (92,9). Estadão Acervo. Geraldo Nunes enumera as atrações do seu programa:

- Vinte anos sem Costinha, um dos maiores humoristas brasileiros.

- As curiosidades sobre Danti Alighieri, autor da Divina Comédia e a sua importância para a literatura.

- A segunda parte da história de uma das maiores bandas do planeta, os Rolling Stones.

- O atentado do 11 de setembro de 2001 em Nova York. O que funciona hoje no antigo local das torres gêmeas.

Hoje, às 6h e 18h; amanhã, às 6h.

Rádio ABC (1570). Causas Nobres. Entre os assuntos, a festa beneficente da Paróquia Nossa Senhora das Dores, na Vila Palmares. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.
Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Milton Parron adianta aspectos de uma nova série que começa a ser irradiada neste fim de semana:

- Todo dia em São Paulo e Rio de Janeiro, especialmente estas duas cidades, ocorrem crimes brutais, chacinas, praticados por assassinos à soldo de alguém, quando não, de si próprios.

- Um ouvinte me enviou um e-mail interessante onde pergunta: não é uma espécie de ‘cangacerismo’ com características modernas? Não lembra Lampião e seu bando que faziam o mesmo na década de 1930, matando, roubando, espalhando o terror na população?

- E eu achei pertinente a comparação. A única diferença é que aqueles marginais aterrorizavam especialmente os moradores dos vilarejos, das pequenas cidades e, principalmente, das fazendas.

- Resolvi reapresentar, com novos depoimentos, novos documentos, uma série do programa Memória que foi ao ar três anos atrás à qual denominei: Lampião, o rei do cangaço.

- Muitas histórias, muitos testemunhos gravados, inclusive de elementos que pertenceram ao bando de Lampião, assim como relatos pungentes de mulheres que viveram maritalmente com cangaceiros com os quais, muitas, tiveram filhos.

- Sofrimento e dor, essa expressão sintetiza a vida que levavam. Também raríssimas gravações de cangaceiros e de policiais volantes que perseguiram aqueles malfeitores errantes, serão apresentadas.

- Para uns, Lampião foi uma espécie de Robin Hood tupiniquim, que roubava dos abastados e dava para os pobres, no entanto, para muitos outros, não passou de um ladrão vulgar, assassino impiedoso que espalhou o terror por sete Estados brasileiros durante 19 anos.

- Ouvindo esses três programas da série Memória, você poderá tirar sua própria conclusão.

Por causa do futebol, o programa irá ao ar por volta de 1h da manhã de amanhã, com reprise às 5h do mesmo dia.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 12 de setembro de 1985 – ano 28, nº 5927

Manchete – Greve dos bancários em julgamento

No Grande ABC a paralisação chegou a 95% da categoria.

Em 12 de setembro de...

1920 – São Caetano realiza festa em louvor ao seu oráculo. Houve alvorada às 5h, missa cantada, procissão, tômbola e leilão de prendas. Dois trens foram colocados à disposição dos que moravam em São Paulo, com saídas às 22h15 e 22h40 daquele domingo.

- Pela Segunda Divisão, no campo da Antarctica, em São Paulo: São Caetano EC 1, Barra Funda 1; entre os segundos quadros, vitória do Barra Funda por 4 a 2.

Hoje

- Dia Nacional da Recreação

- Dia da Seresta

Santos do Dia

- Na estampa, São Guido de Anderlecht. Ele viveu entre os séculos 10 e 11, na Bélgica. Peregrino, durante sete anos percorreu as inseguras e longas estradas da Europa, levando conforto aos mais abandonados. Morreu com fama de santidade na cidade belga de Anderlecht. É o padroeiro dos sacristãos e cocheiros.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Selésio

- Vitória Fornari

Município Paulista

Jaguariúna. Instalado em 1955, quando se separa de Mogi Mirim.

Vila Palmares e a festa da padroeira

“Gostaria de saber se posso contar com vocês em divulgar nossa festa da padroeira. Já começamos, mas importante é destacar o tríduo. Aguardo a todos na quermesse. A fogaça é de primeira”.

padre Leandro Alves de Figueredo, pároco

- Vila Palmares, em Santo André, realiza desde o começo do mês a Festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira do bairro.

A abertura foi domingo, na matriz local. Durante a semana realizou-se a novena nas casas de Cícero e Fernanda, Zenaide, Luciane, dona Tina, Iraci e Antenor.

Neste sábado começará o tríduo, às 17h, com o tema “que a fé nos ensine a contemplar de Maria sua maternidade com o rosto firme em seu Filho, a sermos fraternos às dores do nosso povo”.

A cada dia, um tema para reflexão. Acompanhem aqui em Memória.

- Sobre a quermesse, com a fogaça anunciada pelo padre Leandro, ela acontecerá nos dias 26 e 27 deste mês. A paróquia de Nossa Senhora das Dores fica à Rua Mamede Rocha, 318, Vila Palmares.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;