Política Titulo São Bernardo
Marinho interfere em articulação na Câmara

Diante de impasse de vereadores, prefeito age diretamente no G-9 a fim de aprovar propostas

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
10/09/2015 | 07:02
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), deixou de lado ontem suas atribuições no Executivo para intervir diretamente nos trabalhos legislativos a fim de conseguir aprovação de três projetos: doação de terreno, destituição da diretoria do Imasf (Instituto Municipal de Assistência à Saúde do Funcionalismo) e criação de fundo de reserva para pagamentos de passivo judicial.

A movimentação do chefe do Executivo ocorreu diante de um impasse proporcionado pelo G-9 – grupo independente –, que sinalizava votação contrária aos projetos e travava andamento na Casa. Marinho se reuniu às pressas com a ala e exigiu aprovação das matérias, de maneira imediata.
O acordo, porém, foi sentenciado diante de sessão extraordinária, convocada para hoje, às 10h.

A manobra irritou a bancada de oposição, que contestou bastante. Marcelo Lima (PPS) criticou o presidente da Casa, José Luís Ferrarezi (PT). “Teria quórum para votar as matérias hoje (ontem), mas o Ferrarezi preferiu encerrar a sessão”, pontuou o popular-socialista.

Também opositor, Juarez Tudo Azul (PSDB) assegurou que o impasse ocorrido na Casa foi demonstração de falta de articulação. “Não conseguimos trabalhar. É uma vergonha a forma que o governo não consegue conversar com sua base. Resulta em improdutividade dos trabalhos”, considerou.

Para Ferrarezi, a reclamação dos oposicionistas é apenas “jogo político”, destacando que precisa focar sua atuação na condução dos trabalhos. “Toda votação, quando é do Executivo, é necessário ter ambiente favorável. Ainda não havia segurança necessária para se colocar para votar”, argumentou.

O chefe do Legislativo também acrescentou que é papel da administração garantir tranquilidade para crivo das propostas. “O governo tem de proporcionar a segurança da votação das matérias. Eu não trabalho governabilidade. O presidente conduz a Casa e coloca para votar mediante estabilidade entres as partes. Não foi o que ocorreu.” Integrante do G-9, Gilberto França (PMDB) despistou sobre possível bronca de Marinho. “Foi um encontro em que ele explicou a necessidade e importância desses projetos. Apenas isso”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;