Política Titulo Editorial
Por água abaixo
Do Diário do Grande ABC
09/09/2015 | 08:40
Compartilhar notícia
Aline Pietri/DGABC


Da pior maneira possível os moradores do Grande ABC descobriram ontem que as cidades da região não se prepararam como deveriam para enfrentar a temporada de chuvas que se aproxima. O aguaceiro que perdurou durante todo o dia, especialmente na parte da tarde, serviu para demonstrar que, a despeito da estiagem histórica enfrentada pelo Estado de São Paulo nos últimos 12 meses, os municípios seguem vulneráveis às intempéries. Que fim levou o Plano de Microdrenagem proposto pelo Consórcio como solução aos problemas?

Praticamente todas as cidades sentiram algum efeito negativo da tempestade, que derrubou árvores, fez transbordar rios, cobriu automóveis, congestionou trânsito e provocou deslizamento de encostas. Só por sorte ninguém ficou ferido. É de se perguntar por que, ano após ano, chuva forte após chuva forte, os habitantes da região são obrigados a enfrentar tamanho transtorno.

Chama a atenção o fato de os chefes de Executivo terem desperdiçado o longo período de seca – a última chuva forte no Grande ABC havia sido registrada em março – sem fazer nenhuma intervenção que pudesse minimizar os efeitos da chuva. Agora, com o verão batendo à porta, trazendo consigo previsão de aumento de atividade pluviométrica, realizar qualquer obra que não seja paliativa é muito mais difícil.

No que diz respeito às enchentes, os sete prefeitos sabem muito bem onde se localiza o calcanhar de Aquiles do Grande ABC. A equação é, inclusive, bastante simples. Há entraves demais impedindo que a água flua naturalmente, mas nada foi feito para garantir o escoamento. O resultado é o que se vê. Prejuízos de toda monta que recairão sobre o culpado de sempre: o pobre do contribuinte. E o pior é que não dá nem para torcer contra a chuva, pois a população precisa que ela venha em abundância para encher os reservatórios paulistas e, assim, chutar para bem longe qualquer possibilidade de rodízio no abastecimento. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;