Economia Titulo
BNDES dá crédito para renovação de frotas
Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
20/09/2006 | 22:28
Compartilhar notícia


Preocupados com a forte concorrência das grandes transportadoras, caminhoneiros autônomos e pequenos empresários apostam na renovação das frotas para sobreviver no mercado. Como os altos custos inibem os investimentos, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) criou o programa de financiamento Procaminhoneiro, que visa facilitar a compra de caminhões, chassis e carrocerias de fabricação nacional.

O programa também cobre veículos usados de até oito anos. Vale lembrar que para efetuar o processo é necessário garantir a procedência do veículo - deve ser comprado com fabricantes, concessionárias, revendedores independentes e distribuidoras autorizadas, com revisão garantida de no mínimo 90 dias. Seguro e sistemas de rastreamento também podem ser financiados em conjunto com o bem principal.

Quarta-feira, o produto foi divulgado a membros de cooperativas de transportes de carga, que se reuniram no Consórcio Intermunicipal do ABC, em Santo André. Durante o evento, o diretor financeiro do BNDES, Maurício Borges Lemos, ressaltou a importância do financiamento de caminhões no fortalecimento do setor de transporte, que deve expandir com a ‘desejada’ recuperação do agronegócio.

"O setor agrícola está saindo da crise. Tenho certeza que, em breve, o Ministério da Fazenda vai solucionar o problema do câmbio, que dificulta as exportações, aumentando a demanda por serviços de transporte", diz Lemos.

Custo – O preço total do financiamento corresponde ao custo financeiro, calculado pela TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), acrescido da remuneração do BNDES de 1% ao ano e da remuneração do agente financeiro negociada com a beneficiária – limitada a 6% ao ano. A linha de crédito tem parceria com o Banco do Brasil.

Se considerada a TJLP de 7,5% ao ano, válida para setembro deste ano, a taxa de juros é de até 1,13% ao mês. As parcelas podem ser divididas em até 84 meses com amortizações mensais e sucessivas. Durante o período de carência, de no máximo seis meses, os juros são pagos trimestralmente.

O financiamento pode ser feito por transportador autônomo de cargas, microempreendedor do segmento de transporte autônomo de cargas e sociedades de arrendamento mercantil ou bancos com carteira de arrendamento mercantil, credenciados no BNDES.

De acordo com o Banco, desde o lançamento do programa, em julho, 112 operações foram contabilizadas e somam R$ 12,5 milhões. Desse total, foram aprovados 30 financiamentos para aquisição de caminhões novos e usados, equivalentes a créditos de R$ 3,4 milhões. As operações restantes estão em fase de análise.

Fracasso – O Procaminhoneiro é a terceira edição da linha especial para financiamentos de caminhões do BNDES. Os antigos programas Moderfrota e BNDES Caminhões fracassaram devido ao alto risco do financiamento.

Para aumentar a adesão, o presidente da Federação das Cooperativas de Transportes Rodoviários, Cláudio de Oliveira, defende a união das associações, sindicatos e cooperativas em uma campanha de apoio ao programa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;