Internacional Titulo
Uso de escudos humanos é crime contra humanidade, diz Rumsfeld
Da AFP
19/02/2003 | 21:25
Compartilhar notícia


Os voluntários para servir de "escudos humanos" no Iraque estão participando de "um crime contra a humanidade", algo passível de pena grave, afirmou nesta quarta-feira o secretário americano de Defesa, Donald Rumsfeld.

"Utilizar escudos humanos não é uma estratégia militar, é assassinato, violação das leis de guerra, crime contra a humanidade, e será tratado como tal", garantiu Rumsfeld, no momento em que voluntários ocidentais chegam a Bagdá.

"Os que seguirem suas ordens (do presidente iraquiano, Saddam Hussein) pagarão um preço muito elevado. Utilizar não-combatentes, mesmo que voluntários, para proteger alvos militares, é uma violação do direito dos conflitos armados".

Ele advertiu que, em caso de morte ou ferimento destes voluntários, "os indivíduos responsáveis por utilizar civis inocentes como escudos humanos poderão ser condenados por graves violações da Convenção de Genebra".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;