Automóveis Titulo
Fiat lança Marea com motor 2.4 20V
Por Anderson Amaral
Enviado a Tiradentes
01/08/2000 | 18:45
Compartilhar notícia


Em que pese as pesquisas de mercado, que visam detectar a aceitabilidade de um novo carro perante seus potenciais consumidores, é certo que nem sempre as montadoras conseguem acertar a mao. O resultado, invariavelmente, é o lançamento de diversas versoes até que se consiga encontrar o mix que melhor se adapte à demanda do mercado.

Esse é o caso, por exemplo, do seda médio Marea, que a Fiat produz na fábrica de Betim (MG). Lançado em junho de 1998 em substituiçao ao Tempra, o modelo trazia inicialmente sob o capô o motor 2.0 de 20 válvulas e 142 cv de potência, cantado em verso e prosa como uma revoluçao devido ao número de cilindros (cinco), o que proporcionava menor nível de ruído.

Cinco meses depois, surgiu a versao 2.0 20V Turbo, de 180 cv de potência, que deu ao Marea o status de carro nacional mais potente do mercado. Por fim, surgiu a versao 1.8 16V que, após as alteraçoes nas alíquotas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), neste ano, saltou para 132 cv de potência, 10 cv a menos do que a versao com o propulsor 2.0 20V.

Nao restou à Fiat, portanto, outra alternativa que nao fosse uma alteraçao na família de motores do Marea, já que praticamente nao havia diferença entre o desempenho das versoes com propulsor aspirado. Surge entao um novo motor, o 2.4 20V de cinco cilindros e 160 cv, que substitui o 2.0. Com o lançamento, a montadora espera oferecer um leque mais abrangente de opçoes que se adapte melhor ao bolso dos consumidores. Quem pretende adquirir o seda adorou a novidade; já quem possui um Marea 2.0 20V na garagem deve estar chorando até agora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;