Esse é o caso, por exemplo, do seda médio Marea, que a Fiat produz na fábrica de Betim (MG). Lançado em junho de 1998 em substituiçao ao Tempra, o modelo trazia inicialmente sob o capô o motor 2.0 de 20 válvulas e 142 cv de potência, cantado em verso e prosa como uma revoluçao devido ao número de cilindros (cinco), o que proporcionava menor nível de ruído.
Cinco meses depois, surgiu a versao 2.0 20V Turbo, de 180 cv de potência, que deu ao Marea o status de carro nacional mais potente do mercado. Por fim, surgiu a versao 1.8 16V que, após as alteraçoes nas alíquotas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), neste ano, saltou para 132 cv de potência, 10 cv a menos do que a versao com o propulsor 2.0 20V.
Nao restou à Fiat, portanto, outra alternativa que nao fosse uma alteraçao na família de motores do Marea, já que praticamente nao havia diferença entre o desempenho das versoes com propulsor aspirado. Surge entao um novo motor, o 2.4 20V de cinco cilindros e 160 cv, que substitui o 2.0. Com o lançamento, a montadora espera oferecer um leque mais abrangente de opçoes que se adapte melhor ao bolso dos consumidores. Quem pretende adquirir o seda adorou a novidade; já quem possui um Marea 2.0 20V na garagem deve estar chorando até agora.
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