Memória Titulo Memória
Estas professoras vêm dos anos 1950...

Este ano focalizamos o cinquentenário de formatura das turmas de normalistas...

Ademir Medici
08/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Este ano focalizamos o cinquentenário de formatura das turmas de normalistas da Escola Américo Brasiliense, em Santo André (1965-2015). Na sequência, outros alunos procuraram Memória para falar dos seus próximos jubileus. O espaço está aberto. Agora acolhemos imagens e informações de uma turma ainda mais histórica, as normalistas de 1956 e 1957 – uma página que vai atingindo o seu ano 60.

Naquele tempo não havia, ainda, o monumental edifício da escola de hoje, que foi inaugurado em 1962.

O melhor está por vir

Texto: Carmela Pecoraro

Jovens ou não, desejando comemorar, descobrem lugares aprazíveis. No dia 14 de agosto, nosso aniversário, aconteceu o encontro de senhoras no Ivna Café & Bistrô, no bairro Jardim, próximo ao Diário, que movimentou toda a tarde do grupo.

Normalistas do Américo Brasiliense, dos anos 1956 e 1957 – época da linda chácara ajardinada onde o Américo funcionava – reuniram-se para um chá comemorativo. O congraçamento foi espontâneo, alegre e reavivou amizades.

Brincadeiras não faltaram. Revelaram o espírito criativo das professorandas e das demais, como a artesã de mosaico, Cristina. Até um bolo para diabéticos foi providenciado a pedido de uma convidada. Mas as guloseimas foram diversificadas, acompanhadas de sucos, chás, chocolates, segundo o paladar das meninas. Restou a vontade de repetir a dose.

PARTICIPANTES

As normalistas – Carmela Pecoraro, Donaria Ferreira, Noemi Spada, Virgínia Melito, Mercedes Pauli, Neusa Leonardo e Maria da Glória Dias, a professora Glorinha.

Não normalistas – Lúcia Mateeura, Marcia Demboski, Marlene Demboski, Selma Leonardo, Cristina Opasso e Mercedes Moscardini.

NOTA DA MEMÓRIA

Carmela Pecoraro tem toda uma vida dedicada à sua Santo André, andreense que é. Trabalhou na Prefeitura, sempre na área educacional. Foi professora do Sesi. Entre seus tantos alunos, um nome conhecido aqui na casa, o jornalista Edison Motta, que recentemente nos deixou.

A rádio-atriz que escolheu Diadema

Texto: Walter Carreiro, do Centro de Memória de Diadema

Dona Sylvia Almeida de Llaguno não perde uma missa na Matriz Imaculada Conceição. Antiga moradora de Diadema comemora este ano 82 anos, boa parte deles dedicados à cidade.

Filha de imigrantes portugueses, ela nasceu em São Paulo em 21-3-1933. Passou a infância na Capital, com suas cinco irmãs, pelos lados do Bixiga e Jardim América. Em plena década de 1950, aos 17 anos, participou de manifestações contra a ditadura de Getúlio Vargas, juntamente com os alunos de Direito do Largo São Francisco. Logo depois começou a trabalhar na Rádio São Paulo e Rádio Tupi fazendo radionovela, além de compor e cantar.

No ano de 1956 conheceu um jovem uruguaio que morava no Sul do Brasil, o Sr. Mario Llaguno, inclusive homenageado com nome de rua no bairro do Campanário, em Diadema. Casaram-se e tiveram quatro filhos: Mario, Silvio, Carlos e Carmem.

Em 1968 adquiriu uma casa no Parque Reid, montando posteriormente neste local a primeira escola do Mobral do bairro e atuando como professora. Tempos depois, a sua casa transformou-se em posto de Saúde.

Dona Sylvia, a professora, até hoje é lembrada com carinho pelos antigos alunos e moradores do bairro como uma pessoa corajosa e dedicada, que estava sempre disposta a ajudar e ensinar.

Diário há 30 anos

Domingo, 8 de setembro de 1985 – ano 28, nº 5924

Manchete – Reagan (Ronald, presidente dos EUA) condena Lei da Informática e ameaça o Brasil

Independência – Nos desfiles escolares, alunos reivindicam maior atenção ao meio ambiente e uma Assembleia Nacional Constituinte livre e soberana; uma grande caravela percorre a Avenida Dom Pedro I, em Santo André.

Domingo em São Bernardo – A história da Praça Samuel Sabatini.

Domingo em Mauá – A história da família Savietto

Domingo em Ribeirão Pires – A história da família Del Corto.

Em 8 de setembro de...

1915 – A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Ação da artilharia em toda a frente do Ocidente’.

1965 - O DOPS (Departamento de Polícia Política e Social) prende 178 universitários na FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), em São Bernardo, o que impediu a realização de congresso da UEE (União Estadual de Estudantes).

Município Paulista

Aniversariam hoje: Buritizal, Descalvado, Itaquaquecetuba, Mirassol e Nipoã.

Por conta do dia da Natividade de Nossa Senhora, hoje é também dia de festas em várias outras cidades, entre as quais Bilac, Itatiba, Lindóia, Santos (Nossa senhora do Monte Serrat) e Salto.

Hoje

- Dia Mundial da Alfabetização

- Dia Nacional de Luta por Medicamentos

Santos do Dia

- Natividade de Nossa Senhora, que é a festa do seu nascimento. A data é celebrada nove meses depois de se comemorar a Imaculada Conceição da Virgem. No Oriente, a celebração vem do início do cristianismo; e, no Ocidente, desde o século 7.

Celebram-se: as Senhoras da Boa Morte, da Boa Viagem, da Consolação, da Esperança, da Glória, da Guia, da Luz, da Paz, da Penha, da Saúde, da Vitória, do Bom Despacho, do Livramento, do Monte Serrat, dos Navegantes, dos Prazeres, dos Remédios.

- Tomás de Vilanova

- Adriano

- Nestor 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;