Internacional Titulo
Alca pode acelerar negociaçao UE-América Latina
Do Diário do Grande ABC
26/06/1999 | 16:11
Compartilhar notícia


As negociaçoes entre a América Latina e a Uniao Européia (UE) podem ser ``aceleradas' se os Estados Unidos decidirem aprovar o ``Fast trak' para a criaçao de uma Area de Livre Comércio da América (Alca), comentou neste sábado no Rio de Janeiro o embaixador chileno Alberto Van Klaveren.

No contexto dos trabalhos preparatórios da cúpula da América Latina Caribe-UE, o diplomata indicou que um sinal nesse sentido poderia motivar os europeus para ativar a criaçao de uma zona de livre comércio birregional.

Trata-se de ``uma dinâmica triangular, na qual a Alca pode acelerar a negociaçao' entre a Europa e a América Latina.

Além disso, Van Klaveren indicou que o Chile mantém uma negociaçao conjunta com a UE e o Mercosul sobre livre comércio e outra bilateral, por uma questao jurídica.

O embaixador reconheceu que as negociaçoes Chile-UE sao menos complexas, porque ``nós, os chilenos, nao representamos um perigo' no terreno agrícola para os europeus.

Os membros do Mercosul, no entanto, tem um panorama mais complicado, ``por causa da quantidade (em termos de mercado) e porque o tema da agricultura é maior, de mais alta sensibilidade para as duas partes', disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;