Esportes Titulo
Thiago Pereira: nadadorzinho de peito?
Kati Dias
Do Diário do Grande ABC
24/11/2007 | 07:34
Compartilhar notícia


O nadador Thiago Pereira luta neste sábado e neste domingo por medalhas e um novo recorde mundial em piscina curta (25 metros) na Super Final da Copa do Mundo de Natação, realizada em Belo Horizonte. Ao estabelecer a nova marca nos 200 m medley, Thiago se firmou, de fato, como um especialista neste estilo, que junta as demais provas da natação: borboleta, costas, peito e crawl.

Mas o que poucas pessoas sabem é que o nadador número um do Brasil precisou de um empurrãozinho para abraçar o desafio de dominar todos os estilos da natação.

As mudanças ocorreram no início de 2003, quando o técnico Mirco Cervales, de São Bernardo, assumiu o comando da equipe de natação do Minas Tênis Clube. “O Thiago era um nadador de peito e não se destacava muito. Era o estilo no qual tinha se adaptado melhor, mas tinha potencial para ir mais longe”, explica.

O problema, no entanto, era que Thiago detestava nadar borboleta e no início criou certa resistência para treinar o medley. “Ele achava que tinha de se matar de treinar, porque tinha dificuldades”, afirmou Cervales.

O nadador se convenceu de que o estilo medley era sua praia quando conquistou o índice olímpico para Atenas (2004), no Troféu Brasil daquele ano, nos 200 m medley e ficou de fora nos 200 m peito.

Gratidão - Agradecido, o recordista em medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio não se esquece de Cervales: “Ele foi de grande importância para a minha carreira. Foi apenas um ano de convivência, mas sempre me lembro dele com carinho. O Mirco me ajudou na conquista da vaga no Pan de Santo Domingo (2003) e do índice olímpico”, afirmou o nadador, que, coincidentemente é preparado por outro técnico de São Bernardo, Fernando Vanzella, que assumiu o comando do Minas em 2005.

Família - Apesar da distância, Cervales sempre mantém contato com o pupilo mais famoso. “A gente sempre se comunica por e-mail. Quando estive no Minas, ficamos mais próximos porque estávamos longe de nossas famílias”, afirmou.

O treinador também troca figurinhas com Vanzella, companheiro no período da Academia Yara e Estilo, em São Bernardo. “Perdemos o Vanzella para o Pinheiros ainda na década de 90. Lá, ele teve a oportunidade de formar grandes nadadores”, disse.

Cervalles foi técnico do Mesc/São Bernardo por dois anos e agora é coordenador geral da academia Top Spin & Big Ball.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;