Economia Titulo
Meirelles sinaliza saída do BC para disputar o Senado
11/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Após a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) deste mês, que será encerrada dia 17, o presidente do BC (Banco Central), Henrique Meirelles, vai decidir se vai ou não deixar o governo dia 3 para candidatar-se a uma vaga no Senado. "Depois do Copom, devo pensar com mais profundidade sobre esta questão", afirmou Meirelles, em conversa com um assessor do governo.

Em outubro, ele havia dito que deveria ficar no BC até o fim deste ano. Segundo um interlocutor com acesso ao Planalto, Meirelles havia feito avaliação diferente sobre as perspectivas de curto prazo da economia mundial, sobretudo em relação ao Brasil.

Mas a conjuntura melhorou. "Com um cenário positivo para o crescimento do País, Meirelles avalia que há menores riscos de que, caso deixe o BC, tal decisão possa atingir a estabilidade macroeconômica", diz a fonte. Nos raros diálogos que mantém sobre a sua eventual decisão de deixar o órgão, Meirelles menciona a hipótese de concorrer ao Senado pelo PMDB de Goiás.

Sobre comentários de que pode tentar se viabilizar como vice na chapa encabeçada pela ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência, Meirelles diz ser questão que deve ser tratada pelo PMDB e que não cabe a ele defini-la.

Essa fonte informou que já questionou o representante do BC a respeito do propagado interesse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em ter chapa presidencial com Dilma e Meirelles, no intuito de agregar à petista o conhecimento da gestão da política monetária nos últimos sete anos.

De acordo com essa autoridade, Meirelles lhe respondeu: "O teor das conversas reservadas com o presidente Lula apenas deixo para mim e para ele". "Para o presidente Lula, Meirelles seria o vice ideal de Dilma, pois tornaria a chapa moderna e ponderada", afirmou o diretor do Eurásia Group, Christopher Garman. Tal movimento seria semelhante ao de Lula em 2002 quando escolheu o empresário José Alencar como seu vice.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;