Nacional Titulo
Anvisa proíbe manipulação de remédios em 18 farmácias de SP
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
31/08/2005 | 18:04
Compartilhar notícia


Dezoito estabelecimentos do Estado de São Paulo foram proibidos de praticar a manipulação de medicamentos devido a irregularidades encontradas em inspeção conjunta da Vigilância Sanitária com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A vistoria foi realizada de 30 de maio a 22 de junho em 73 farmácias de manipulação nas cidades de São Paulo (53), Ribeirão Preto (10) e Campinas (10). Segundo a Anvisa, o objetivo era inspecionar farmácias que manipulam substâncias de baixo índice terapêutico (SBIT). Muitas delas representam risco à saúde se aplicadas em quantidades erradas.

A fiscalização verificou os procedimentos na manipulação de medicamentos, o controle de qualidade de matérias-primas, a qualificação de fornecedores e o treinamento de funcionários. Das farmácias inspecionadas, 32% manipulam SBIT e 74% delas não possuíam especificações para as matérias-primas que adquiriram, 26% não fazem análise da qualidade de matéria-prima recebida e 21% não realizam todas as análises necessárias.

Os resultados, segundo a Anvisa, mostram que só 53% das farmácias fazem o controle de qualidade de maneira correta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;