Economia Titulo
Região oferece cursos para capacitar autônomos
Márcia Pinna Raspanti
Do Diário do Grande ABC
03/07/2004 | 19:20
Compartilhar notícia


Os municípios do Grande ABC oferecem uma série de cursos de capacitação e programas de estímulo ao empreendedorismo e geração de renda. A procura por esse tipo de formação é majoritariamente feminina. Em Diadema, por exemplo, 75% das pessoas que buscam esses serviços são mulheres.

Em Ribeirão Pires, existem quatro programas – Renda Cidadã, Fortalecendo a Família, Afeto com Retalhos e Pão e Cidadania – voltados para mulheres chefes de família. Em 2004, são 400 mulheres inscritas (e apenas um homem) com verbas, cursos de capacitação e orientação para desenvolvimento de atividades autônomas.

Os programas de capacitação do município são destinados às mulheres, mas os homens também podem participar. "Nada impede que os homens sejam incluídos nos cursos. Neste ano, apenas um homem se interessou em fazer o Pão e Cidadania (curso de panificação)", disse Elzi Ferraz Silva, secretária interina de Participação Cidadã de Ribeirão Pires.

Em Santo André, o programa Empreendedor Popular também é mais procurado pelas mulheres. São 1,3 mil (56%) pessoas do sexo feminino contra mil homens. Nas cooperativas as mulheres também são maioria – 223 estão reunidas em grupos, enquanto apenas 120 homens trabalham nesse tipo de empreendimento.

Núcleos – Em São Bernardo, um levantamento dos últimos 50 anos dos programas ligados a capacitação e empreendedorismo mostrou que já foram atendidas 200 mil pessoas. "Mais de 70% são mulheres. Os homens que mais procuram esses serviços são os jovens e adolescentes. Nas outras faixas etárias a presença feminina é muito maior", informou Ester Dalmolin Oneda, diretora do Departamento da Criança e Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social do município.

São Bernardo tem sete núcleos de capacitação nas áreas de beleza, costura, trabalhos manuais, alimentação, reciclagem e construção civil. "Até nos cursos de construção civil, tradicionalmente masculinos, a presença das mulheres aumentou bastante", disse Ester.

Diadema tem 11 grupos de economia solidária que orientam os trabalhadores a organizar-se em cooperativas e associações. Atividades como reciclagem são mais procuradas por homens, enquanto trabalhos manuais, limpeza e estética são mais ligadas às mulheres.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;