Cultura & Lazer Titulo
Cate Blanchett entregue
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
11/06/2008 | 07:09
Compartilhar notícia


De volta ao papel que fez com que despontasse em Hollywood em 1998, a atriz australiana Cate Blanchett é a estrela de Elizabeth - A Era de Ouro, um dos destaques na seção de lançamento das locadoras esta semana.

O personagem poderoso em questão é a rainha Elizabeth I (1533-1603), à qual Cate se dedicou intensamente e que lhe rendeu indicações ao Oscar tanto no primeiro como neste filme. Se no original, também dirigido pelo indiano Shekhar Kapur, conhecemos uma jovem que assume um país falido pela administração da meia-irmã Mary Tudor e tem de enfrentar ameaças ao seu governo e um amor impossível, neste...

Bem, neste, a soberana, que continua solteira, já está bem estabelecida no trono há 30 anos, mas as partes da iminente tomada de poder por seus amigos combinada à paixão difícil permanecem iguais.

A Era de Ouro é ambientado na Inglaterra de 1588. Mais experiente desde os tempos em que teve um caso com sir Robert Dudley (Joseph Fiennes, que não está nesta seqüência), Elizabeth ainda corre risco de ser traída pela própria família.

Mas esse não é seu principal problemas. A Europa vive um período de catolicismo fundamentalista, comandado principalmente pelo rei espanhol Felipe II (Jordi Mollá), que, com o apoio da Igreja e dos mecanismos da Inquisição, decide derrubar a inglesa protestante.

Ao mesmo tempo em que tenta se defender, ela se vê apaixonada pelo aventureiro Walter Raleigh (Clive Owen), que veio das colônias inglesas no Novo Mundo, onde fundou um estado, Virginia, em homenagem à rainha, conhecida como A Rainha Virgem.

Da produção original, o filme tem no elenco Geoffrey Rush, como Sir Francis Walsingham, braço-direito e protetor da rainha. Além de Owen, os reforços são Samantha Morton (Control), como Mary Stuart e o galês Rhys Ifans.

Embora Cate não tenha levado a estatueta de melhor atriz este ano (concorria ainda como coadjuvante por Não Estou Lá), o filme acabou levando o Oscar de melhor figurino, assinado por Alexandra Byrne.

ELIZABETH - A ERA DE OURO (Elizabeth - The Golden Age, 2007, Reino Unido, FRA, ALE). Dir.: Shekhar Kapur. Com: John Shrapnel, Aimee King . Somente para locação. Distr.: Universal Pictures.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;