Cultura & Lazer Titulo
Vírus devem ter maior ação em sexta-feira 13
Do Diário OnLine
13/06/2003 | 15:18
Compartilhar notícia


Os especialistas alertam que nesta sexta-feira, dia 13, popularmente associada à falta de sorte, a cautela para abrir e-mails desconhecidos deve ser redobrada. Esta data é escolhida pelos hackers para colocar vírus em ação e arrasar os computadores.

O Bugbear.B, uma nova versão de uma praga criada no ano passado, foi lançado na última quinta-feira e é capaz de acessar informações secretas digitadas no PC infectado. A praga está entre as mais perigosas já conhecidas.

O CodeRed, o Sircam e o famoso I Love You, também deverão ter maior ação nesta sexta, segundo os especialistas. Outro vírus perigoso é o Jerusalém, a mais popular das pragas virtuais, que foi criado há 16 anos. O vírus foi também o primeiro a deixar os internautas alertas. Classificado na primeira geração, ele ainda é um dos mais ameaçadores.

O Jerusalém deixa o computador contaminado pelo menos 90% mais lento, tornando a operação da máquina praticamente impossível. Já o Bugbear armazena o que foi digitado no PC atingido e possibilita a exploração remota de hackers, além da revelação de senhas de cartões de crédito e bancos usadas em sites.

O vírus chega por e-mail e, até agora, só pode ser identificado pelo tamanho do anexo, que é de 50.688 bytes. A companhia especializada no combate de pragas virtuais MessageLabs, já interceptou cerca de seis mil cópias do Bugbear.

Os vírus CodeRed, Sircam e I Love You, que também devem ter maior ação neste dia, já geraram prejuízos de mais de US$ 14 bilhões em 2001 e 2002, de acordo com o instituto de pesquisas Computer Economics.

A recomendação é que os inetrnautas atualizem seus softwares e verifiquem com o fornecedor sobre a melhor forma de remover os arquivos infectados. Alguns vírus são tão poderosos que podem até desabilitar programas que detectam pragas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;