Economia Titulo
IGP-M fica em 1,13% na segunda prévia de março
Do Diário OnLine
18/03/2003 | 19:52
Compartilhar notícia


A inflação medida pelo Índice Geral de Preços no Mercado (IGP-M) ficou em 1,13% na segunda prévia de março, segundo a Fundação Getúlio Vargas (IGP-M). O índice ficou acima da primeira prévia do mês, que foi de 0,63%, mas abaixo da segunda prévia de fevereiro, de 1,73%.

O Índice de Preços no Atacado (IPA), peso de 60% no IGP-M, passou de 1,91% na segunda prévia de fevereiro para 1,21% neste mês. Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), peso de 30% no índice geral, subiu de 0,97% para 1,47%. O Índice Nacional do Custo na Construção (INCC), ficou em 0,99%, ante 1,11% na outra prévia.

A segunda prévia do IGP-M foi calculada com base em preços coletados entre os dias 21 de fevereiro e 10 de março. No ano, o índice acumula 5,85% e, nos últimos 12 meses, de 31,96%.

Segundo o economista da FGV Salomão Quadros, o comportamento dos preços tem sido bastante razoável considerando a atual conjuntura econômica. Ele prevê que o IGP-M de março fique abaixo dos 2%.

Em caso de guerra no Iraque, Quadros acredita que isso deve reduzir a desaceleração das taxas de inflação, por causa das expectativas de aumento de preços futuros pelo mercado. O economista acrescentou que os efeitos do conflito se concentrarão sobre o preço dos combustíveis, mas que isso acabará tendo conseqüências sobre a cotação de outros produtos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;