Cultura & Lazer Titulo
Dicionário de gírias tem curiosidades
Marilia Boim
Do Diário OnLine
29/02/2004 | 21:29
Compartilhar notícia


Quer entender o economês, o malandrês, o dialeto das ruas, e até mesmo a mais complexa linguagem dos livros de literatura? O Dicionário de Gírias é a resposta, o site está constantemente no rastro dos desdobramentos da língua portuguesa e é um prato cheio para todos os tipos de curiosos.

O Dicionário traz o significado de palavras com mais de 110 anos de existência, utilizadas nos primeiros livros escritos em idioma gírio como Memórias de um Sargento de Milícias (1854), de Manuel Joaquim de Almeida, e O Cortiço (1890), de Aluísio Azevedo.

Conheça as gírias que marcaram os anos 60, 70, e 90. E não deixe de visitar o dicionário especial do malandrês, de autoria do músico Bezerra da Silva. Se divirta ainda com a seção que aborda gírias criadas pela descontração e pela preguiça como apê, responsa, carná, rapá e outras.

E para acudir jornalistas e leitores, o site oferece uma edição inteira sobre o economês, a linguagem usada para explicar e entender o abstrato mercado e a economia.

Saiba ainda quais línguas estão ameaçadas de extinção e veja a semelhança entre gírias brasileiras, portuguesas e argentinas. Também há como adquirir via correio o livro de gírias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;