Economia Titulo
Contas já podem ser pagas nas padarias do ABC
Antonio Rogério Cazzali
Do Diário do Grande ABC
28/02/2003 | 22:38
Compartilhar notícia


O Sipan (Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Grande ABC) fechou parceria com o Lemon Bank e a NetCash para o recebimento pelas padarias, de contas de água, luz, telefone e demais boletos bancários. A acordo já está valendo, e cerca de 30 estabelecimentos da região já podem receber as contas. Outras 20 começam com o novo sistema após o Carnaval. Segundo o presidente do sindicato, Antonio Carlos Henriques, a idéia é aumentar o fluxo de pessoas no interior das panificadoras do Grande ABC.

“A parceria tem dois benefícios básicos. O cidadão não precisa mais ir até o banco para pagar suas contas; e as padarias poderão aumentar, indiretamente, suas vendas.” De acordo com Henriques, dificilmente uma pessoa entrará na padaria apenas para pagar uma conta. “Esperamos que o movimento cresça em 10% em cada padaria que tenha o sistema.”

Segundo o presidente, a meta é que todas as 400 panificadoras associadas estejam operando com o sistema em três ou quatro meses. Ele não descarta que esse benefício poderá fazer com que várias outras padarias venham a se associar ao Sipan. O setor no Grande ABC envolve cerca de 900 estabelecimentos, com a geração de aproximadamente 15 mil empregos. Ele afirmou também que o projeto é piloto e poderá se estender às padarias de todo o Estado, além de atrair outros tipos de serviços.

Para Henriques, a implementação do sistema não tem custo para a padaria, bastando apenas que esta seja associada ao Sipan. O setor financeiro é administrado pelo Lemon Bank e a parte operacional fica por conta da NetCash. “A NetCash fornece o equipamento e paga os impulsos telefônicos utilizados no processo.” De acordo com ele, a padaria ganha ainda um seguro contra furto ou roubo de dinheiro, ocorrido dentro da padaria ou a caminho de um banco para efetuar o depósito, com teto de R$ 2,5 mil por dia. “Esta era a nossa preocupação, pois receberemos, inicialmente, apenas em dinheiro. O seguro facilitou o acordo.”

Para o proprietário da panificadora Flor da Aclimação, de Santo André, Manuel Antônio Sampaio, o sistema deverá elevar suas vendas. “Temos pães quentes a cada dez minutos, e é muito difícil resistir ao cheiro de pão quente. Além do que, ganharemos R$ 0,10 por conta recebida.” Segundo ele, o horário de funcionamento mais extenso das panificadoras permitirá que se pague contas logo pela manhã ou à noite.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;