Esportes Titulo
Peixe dorme no ponto e perde outra
Fernando Cappelli
do Diário do Grande ABC
06/10/2011 | 07:12
Compartilhar notícia


Tudo bem que o Campeonato Brasileiro, declaradamente, não é prioridade para o Santos no restante de temporada. Mas o time paulista tem exagerado na dose ao demonstrar desinteresse pela competição.

Ontem à noite, o futebol burocrático dos santistas propiciou o 1 a 0 morno para o Grêmio no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. O resultado interrompeu de vez a boa ascensão da equipe do técnico Muricy Ramalho - a tônica das últimas rodadas -, mas que começou a desandar na derrota para o Fluminense (3 a 2) no fim de semana e foi decretada com outro revés, agora diante dos gaúchos.

O jogo começou com os donos da casa na pressão. Desfalcado de Neymar e sem trocar bons passes no meio, o Peixe se tornou presa fácil e instantânea nos primeiros minutos, E logo pagou por isso.

Com jogadas insistentes pela direita, o Grêmio abriu o marcador logo aos nove minutos. Douglas invadiu a área e chutou fraco, o goleiro Rafael não segurou e a bola sobrou para Marquinhos, que apenas levantou para Brandão conferir de cabeça.

A desvantagem precoce imediatamente acordou os visitantes, que se fecharam ainda mais para aproveitar os contragolpes. O primeiro deles, aos 25, causou polêmica. Alan Kardec invadiu a área e na hora do chute foi calçado pelo zagueiro adversário. Todos do Santos pediram pênalti. O atacante ficou no chão e o juiz mandou a partida prosseguir.

Quatro minutos depois, Ibson driblou três marcadores na área, mas mandou para fora.

À essa altura, o volume de jogo do time paulista era visivelmente superior, e isso se traduziu na chance desperdiçada por Borges. Ele recebeu na área, sem marcação, mas não dominou a bola e concluiu para fora.

Exceção à bela jogada de efeito de Mário Fernandes, que na intermediária deu chapéu em Léo e completou de cabeça para Brandão, o Grêmio basicamente se defendeu até o fim da primeira parcial.

No segundo tempo, a fórmula em campo se equilibrou. Mais focado em manter a posse de bola, o Peixe pecava na falta de criatividade e na displicência total de Elano com a marcação do meio-campo, fator que proporcionava diversas brechas para o adversário.

Aí brilhou a estrela do goleiro Rafael, que salvou o Peixe de levar o segundo gol em pelo menos quatro oportunidades seguidas. Na mais perigosa delas, aos 16, defendeu a cobrança de falta no ângulo de Douglas. Na sequência, mandou para fora o rebote de Júlio César no puro reflexo.

Com o passar do tempo, o time gaúcho apenas seguia a cartilha de atacar apenas nos momentos oportunos.

A fria tática se transformou em inerente da metade da etapa para frente. Totalmente dominado em campo, o Santo sequer esboçou qualquer chance concreta de reação.

Ao Grêmio, restou rodar e rodar as jogadas até o juiz apitar o fim do jogo para fechar a noite em casa com a vitória pela vantagem mínima.

 

Dracena e Arouca estão fora do clássico

Além de precisar assimilar a derrota para o Grêmio, o Santos perdeu dois jogadores para o clássico diante do Palmeiras, domingo, às 16h, na Vila Belmiro.

Edu Dracena e Arouca foram punidos com cartões amarelos e cumprirão suspensão.Ambos foram advertidos na segunda etapa. Nervoso, o time do Santos ainda levou outros quatro cartões amarelos (Danilo, Léo, Ibson e Borges).

Sem o capitão Dracena, Muricy Ramalho deve escalar o zagueiro Bruno Rodrigo. Já para a vaga de Arouca, o substituto deve ser Henrique, que começou o jogo diante do Grêmio no banco de reservas.

Além dos desfalques por suspensão, o Santos já não poderá contar com Neymar, servindo à Seleção Brasileira, Felipe Anderson, com a Seleção Sub-17, e os lesionados Pará e Paulo Henrique Ganso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;