Economia Titulo Seguro
Ferramentas ajudam na escolha do plano de saúde

Ver histórico da operadora antes de contratá-la é fundamental

Erica Martin
Do Diário do Grande ABC
01/11/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Pagar o plano de saúde do próprio bolso é realidade para 24% dos brasileiros. Dados da Agência Nacional de Saúde de setembro mostram que no Brasil há 46,6 milhões de beneficiários dos planos privados de assistência médica. Mas o serviço, apesar de privado, ainda é muito criticado pelos usuários. Em 2011, o índice de reclamações das operadoras de convênio médico de grande porte medido pela ANS, por exemplo, só subiu. Em janeiro era de 0,31% e, em setembro, 0,62%.

Além disso, 28,13% das operadoras de grande porte estão no grupo das empresas mais reclamadas, e 67% dos consumidores são clientes dessas empresas. Pró-Saúde, Semeg, Excelsior, OPS e GreenLine são as cinco primeiras do ranking.

Diante do cenário, fica difícil saber se o plano que pretende contratar é de empresa que oferece ou não serviço de qualidade. "Portanto, o primeiro passo é buscar informações sobre a operadora", orienta a supervisora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor Polyana Carlos Silva. É isso mesmo, hoje há mecanismos que ajudam na investigação das empresas do setor.

Quem navega no site da ANS, por exemplo, encontra ferramenta que permite indentificar até mesmo o desempenho financeiro das operadoras de convênio médico. Há também índice que compara o nível de reclamação de uma empresa com o restante do mercado. O índice de reclamação da Pró-Saúde, a primeira do ranking da ANS, é de 24,74 %, enquanto a média das empresas do mesmo porte é de 0,62%.

No site www.proteste.org.br/saude/simulador-plano-saude, o internauta também pode avaliar os planos.

De acordo com Polyanna, é essencial que o consumidor identifique os serviços que quer ter antes de contratar convênio. São dois pontos essenciais antes de fechar negócio: 1) O tipo de cobertura: é preciso verificar se necessita da inclusão de assistência odontológica, de atendimento em laboratórios especializados; 2) A abrangência do atendimento: se viaja com frequência é importante ter convênio que atenda em todo o País.

"É fundamental ler o contrato para indentificar se o serviço desejado está incluso no plano. Caso contrário, o consumidor só saberá que não tem direito ao atendimento desejado na hora de usá-lo", comenta a supervisora da associação.

É imprescindível também identificar quais serviços as empresas são obrigadas a oferecer e que são renovados todo ano pela ANS. Para 2012 há novidades. "Até o momento só é permitida a cirgurgia por corte. Mas serão inclusas cirurgias por vídeo, como para redução de estômogo."

Para tirar dúvidas ou fazer reclamações, o cliente pode ligar ao disque ANS (0800 7019656). Há também um núcleo da agência em São Paulo, localizado na Avenida Bela Cintra, 986, 5º andar, Jardim Paulista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;