Cultura & Lazer Titulo
São Bernardo faz festa mineira neste domingo
Nicolas Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
06/10/2001 | 19:45
Compartilhar notícia


   São Bernardo realiza neste domingo na igreja Matriz, no Centro, a 12ª edição da Festa Mineira. Uma missa, às 10h, marca o início do evento, que pretende resgatar as tradições mineiras e reforçá-las junto à população da cidade. Logo em seguida, os participantes serão recebidos no salão paroquial, onde foi montado um bufê que servirá comidas típicas. A festa inclui shows musicais e apresentação do coral da igreja. A estimativa dos organizadores é de que 2 mil pessoas compareçam ao local.

O principal apelo da festa é o fascínio da comida mineira. Só mesmo um chefe de jagunços como Joãzinho Bem-Bem, afetado por problemas no estômago, troca um jantar à base de galinha caipira, leitoa e doces por uma singela cuia de jacuba (farinha de milho com água quente e rapadura) no banquete oferecido a ele e seu bando por Augusto Matraga, caso contado por João Guimarães Rosa em A Hora e Vez de Augusto Matraga.

Quarenta pratos compõem o cardápio da festa de São Bernardo. Entre eles, leitão à pururuca, frango com quiabo e polenta e feijão frade. As sobremesas incluem o tradicional doce de leite e compotas de frutas. Todos preparados por uma equipe de 100 membros da paróquia.

Desde a madrugada deste sábado, a equipe picava legumes e cortava as carnes na produção em série de cada prato. Iniciava também a arrumação do salão paroquial, decorado para receber os participantes da festa.

No comando do evento desde a primeira edição está Efigênia Fernandes Guimarães, 66 anos. Nascida e criada em Diamantina, Efigênia, ou Dindinha, como é conhecida pelos dez filhos legítimos e oito adotivos, mora em São Bernardo há mais de 20 anos, mas garante não ter perdido as raízes mineiras e tampouco esquecido a arte culinária daquele Estado.

Apesar da produção em larga escala, Efigênia garante manter o controle sobre o tempero e o modo de preparo que conferem a cada prato suas características tradicionais.

“Neste ano, os ingredientes estão todos mais caros. Apesar disso, fizemos um esforço grande e mantivemos o preço dos convites”, afirmou Efigênia. Segundo ela, a peregrinação por mercados em busca dos melhores preços foi o que contribuiu para que tudo corresse como planejado.

O cozimento do arroz, fundamental em qualquer banquete mineiro como esse, era feito no início da manhã de hoje. “Se cozinhar antes, não fica muito bom.”

O coral da igreja Matriz de São Bernardo recepciona os convidados no salão paroquial, logo após o fim da missa que marca o início da festa. Composto por crianças e adultos, irá interpretar clássicos que remetem à cultura mineira, como Luar do Sertão e Menino da Porteira. Cantores da região se apresentam em seguida em uma quadra anexa à igreja.

Os ingressos para a 12ª Festa Mineira de São Bernardo custam R$ 10 e podem ser comprados até pouco antes do início do evento. A igreja Matriz fica na rua Marechal Deodoro, Centro.

Colaborou Raymundo de Oliveira




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;