Política Titulo
Após dez anos, região ainda não encontrou novo líder político

Apesar de algumas manifestações isoladas, Grande ABC carece de nome como Celso

Rogério Santos
do Diário do Grande ABC
20/01/2012 | 07:01
Compartilhar notícia


O vasto conhecimento em gestão pública e a preocupação com o desenvolvimento organizado das sete cidades fizeram de Celso Daniel a principal liderança política do Grande ABC.

Mas dez anos após a sua morte, a região ainda não encontrou alguém que desempenhe esse papel, embora os prefeitos Luiz Marinho (PT - São Bernardo) e José Auricchio Júnior (PTB - São Caetano) sejam destacados por suas ações.

Celso Daniel foi um dos idealizadores do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Entretanto, após 21 anos de fundação da entidade, as discussões das demandas regionais não avançam.

Marinho evita o rótulo de novo líder regional. "Difícil falar sobre isso, deixo para os outros falarem." Para ele, o seu correligionário foi o maior lider político de sua época e atualmente os prefeitos "atuam de forma conjunta".

Auricchio considera que o prefeito de Santo André era um dos gestores com maior know-how da região. "Tinha amplo conhecimento sobre todos os problemas regionais, não só do município que administrava."

O prefeito de Diadema e atual presidente do Consórcio, Mário Reali (PT), avalia que o colegiado tem desempenhado bem o seu papel. "Estamos dando prosseguimento ao que ele (Celso Daniel) idealizou, influenciando toda uma geração", declarou.

"Celso Daniel tinha visão de Santo André para o futuro, projetando a cidade para 20 anos depois. Estamos seguindo este pensamento e avançando, construindo uma cidade sustentável", considera o prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB). "Acredito que exista muita coisa para avançar e certamente estamos caminhando a passos largos para que isto aconteça", complementou.

O prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV), avalia que Celso Daniel era um homem com visão de futuro. "Ele tinha um olhar além da montanha. Era o maior líder do Grande ABC. O espaço dele chegou a ser disputado por outros."

O prefeito de Rio Grande da Serra, Adler Kiko Teixeira (PSDB), destaca que o petista teve seu papel na história da região, mas ressalta que outras lideranças estão surgindo. "A história é assim. O Celso Daniel teve seu momento e por isso tem o respeito de todos"




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;