Esportes Titulo Chegou a hora!
Paulistão na luta
para manter prestígio

São Caetano é representante da região na competição que
começa amanhã com 6 jogos e tem grandes como favoritos

Fernando Cappelli
Do Diário do Grande ABC
20/01/2012 | 07:30
Compartilhar notícia


Ainda é difícil prever que o fator tradição será suficiente para segurar o interesse na edição 2012 do Paulistão. Com carisma e apelo menores nos últimos anos, os torcedores que esperam novidades significativas nesta edição não devem se empolgar. A fórmula será basicamente a mesma adotada nos últimos anos, Mas com boa vontade dá para encontrar espaço para peculiaridades.

Com o rebaixamento de Santo André e São Bernardo no ano passado, o São Caetano será o único representante do Grande ABC. O time comandado pelo técnico Márcio Araújo tem outra chance de voltar às cabeças após o título de 2004, o vice em 2007 e as atuações abaixo da média nos anos seguintes.

Fora o feito do Azulão, nos últimos dez anos apenas o Ituano surpreendeu e venceu a competição em 2002 entre as equipes consideradas medianas. O Santos foi o grande bicho-papão, com quatro títulos (2006, 2007, 2010 e 2011), seguido por Corinthians (2003 e 2009), São Paulo (2005) e Palmeiras (2008).

Neste ano, os dois principais títulos da temporada anterior estarão representados por Corinthians (campeão brasileiro) e Santos (campeão da Libertadores). Bi do Estadual, o Peixe pode quebrar jejum de 40 anos caso conquiste o tricampeonato.

Nos clubes que correm por fora, há quem confie em surpresas pelo bom rendimento dos últimos compromissos. São os casos de Portuguesa e Ponte Preta, que em 2011 voltaram à elite do Brasileiro e mantiveram os principais nomes para surpreender.

Entre as novidades, a chegada da Catanduvense e os retornos de XV de Piracicaba e Comercial, que proporcionará o primeiro Come-Fogo (com o rival Botafogo) em 26 anos pela elite estadual.

Além disso, pelo regulamento os clubes que atrasarem salários poderão perder pontos na classificação.

 

Márcio Araújo é garantia do São Caetano de bom desempenho

 

A permanência de Márcio Araújo é vista como passo importante para que o São Caetano tenha no Paulista trajetória melhor que a de 2011. No ano passado, Toninho Cecílio foi demitido na segunda rodada e, mesmo com a chegada de Ademir Fonseca, o time chegou a ser ameaçado pelo rebaixamento. Depois reagiu e quase alcançou as finais do Torneio do Interior.

A manutenção do técnico ficou sob suspense por pelo menos duas semanas, do encerramento da Série B até meados de dezembro. Ele mesmo não dava como certa a renovação, confirmada antes do Natal e acompanhada da contratação de jogadores.

O elenco comemorou a permanência de Márcio Araújo. Viu na decisão dos dirigentes a disposição de se colocar ponto final nas constantes trocas de comando. Assim, em tese, estariam apostando na continuidade do trabalho iniciado pelo técnico no segundo turno da Série B do Brasileiro.

Embora o treinador não não tenha conseguido o acesso, ao menos fez a equipe reagir e evitou o rebaixamento para a Série C. Há de se registrar que quando assumiu, o time estava na zona de rebaixamento. Márcio Araújo teve apenas 15 jogos para tirá-lo da UTI. No total, foram sete vitórias, seis empates e duas derrotas.

Além do trabalho do técnico, a aposta de que o Azulão pode desempenhar bom papel reside no fato de a estrutura da equipe ter sido mantida. Afinal, o time considerado titular perdeu apenas cinco jogadores, entre os quais o lateral-esquerdo Bruno Recife e o zagueiro Domingos.

 

DIA

O time faz hoje, no Anacleto Campanella, o último treino coletivo visando a estreia em casa diante da Ponte Preta, domingo, às 19h30. Marco Borba

 

Augusto Recife vê time mais leve em 2012

 

O São Caetano deverá ter o mesmo perfil tático apresentado na Série B do Brasileiro, porém, será mais leve por causa das características dos recém-contratados. A avaliação do volante Augusto Recife é feita com base no que observou na pré-temporada, em Águas de Lindóia.

Titular absoluto no ano passado e um dos líderes do grupo em campo, o atleta entende que a manutenção do esquema tático pode ser uma das armas do time no Estadual. "Foi um esquema que deu certo, que nos ajudou a sair de situação difícil (na Série B), então não vejo razão para mudar", disse ele, referindo-se ao 4-4-2 aplicado por Márcio Araújo, mas que vira 3-5-2 e até 3-6-1 em alguns momentos da partida, principalmente quando a equipe é agredida.

Pela fórmula, o time usa o apoio dos laterais quando vai ao ataque e sem a posse de bola se agrupa no meio, com o próprio Augusto Recife atuando à frente da zaga, fazendo o papel de terceiro zagueiro.

O volante diz ter convicção de que a equipe pode ter desempenho melhor que o do ano passado, mesmo com a saída de 50% dos jogadores que encerraram a temporada como titulares, entre os quais o lateral-esquerdo Bruno Recife, o volante Ricardo Conceição e o atacante Antônio Flávio. Para as respectivas vagas foram contratados Vicente, Moradei e Thiago Silvy.

Embora Corinthians e Santos estejam com as atenções voltadas para a Libertadores e Palmeiras e São Paulo de olho no título da Copa do Brasil, caminho mais curto para o torneio continental, Augusto Recife não acredita que os demais times, incluindo o Azulão, terão mais chances no torneio. "Os grande sempre entram forte, mesmo sem seus principais jogadores." MB

Focado no tri, Santos é Neymar e mais dez

 

Neymar foi artilheiro, destaque, um dos 23 finalistas do prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa e ainda o autor do gol mais bonito do planeta em 2011. Tudo isso é mais do que suficiente para fazer do atacante do Santos o maior astro do Paulistão.

Com a chance de se tornar o primeiro clube a ser tricampeão desde 1969, quando o próprio Peixe de Pelé alcançou a façanha, o time de Muricy Ramalho entra no Estadual com a base da equipe vencedora do ano passado.

Até agora, o Peixe vem reforçado de Fucile (lateral-direito da seleção uruguaia). O lateral-esquerdo Juan, do São Paulo, e o zagueiro Alex Silva (ex-São Paulo e Flamengo) também podem surgir como novidades nos próximos dias.

O Paulistão 2012 não significa apenas iniciar o ano do centenário do clube com uma conquista, como configura boa chance para o grupo esquecer de vez o pesadelo da sonora derrota por 4 a 0 para o Barcelona, na final do Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, no Japão.

Além de Neymar, a confiança segue depositada em novos lampejos de maestria de Paulo Henrique Ganso (em baixa no fim da temporada 2011), no faro de artilheiro de Borges e nas experiências de Elano, Léo, Arouca e do capitão Edu Dracena.

 

DIA

O Peixe estreia com time reserva contra o XV de Piracicaba amanhã (19h30), na casa do adversário. Ontem, o dia foi dedicado apenas aos treinamentos físicos e táticos.

Os titulares se reapresentam apenas na tarde de hoje, mas não trabalham no campo. Segundo a programação, eles farão exames físicos nas dependências do próprio CT Rei Pelé. O período maior de férias se deu por conta da disputa do Mundial de Clubes da Fifa. O grupo retornou do Japão apenas no dia 20 de dezembro e obrigatoriamente precisa completar um mês cheio de descanso. Fernando Cappelli

Verdão aposta em outra chance para acabar com turbulências

 

No Palmeiras, o Paulistão começa da mesma forma como terminou 2011. Para encerrar de vez o período de turbulências e altos e baixos, cinco contratações foram feitas para a nova empreitada: o zagueiro argentino Román (ex-River Plate) o lateral Juninho (ex-Figueirense), o volante Marcos Paulo (ex-Mogi Mirim), o meia Daniel Carvalho (ex-Atlético-MG) e o atacante argentino Barcos, que estava na LDU, do Equador.

Resta saber como as novidades vão se relacionar e adaptar ao trabalho sempre austero do técnico Luiz Felipe Scolari, que mesmo com toda irregularidade de 2011 segue como um tipo de ‘peça intocável' no clube.

 

DIA

O Palmeiras encerrou o período de treinamentos antes da estreia no Paulistão, contra o Bragantino, domingo, em Bragança Paulista, com jogo treino realizado ontem, na Academia de Futebol, contra o Red Bull Brasil (empate em 3 a 3).

O goleiro Deola, suspenso, é o principal desfalque. Felipão também não estará presente no jogo, já que pegou três jogos de gancho no TJD de São Paulo. Quem assume o comando é o auxiliar Flávio Teixeira, o Murtosa. FC

No embalo do penta no Brasileiro, Corinthians vem forte para a briga

 

Líder em conquistas na história do Paulistão (26 títulos), e até hoje um dos times que mais valorizam a essência regional da competição, o Corinthians manteve os principais jogadores do elenco campeão brasileiro no ano passado e fez algumas contratações pontuais e sem grande alarde para complementar o grupo.

Chegaram para o setor defensivo o goleiro Cássio (ex-PSV) e o zagueiro Felipe (ex-Bragantino). O setor ofensivo foi o mais reforçado, com o meia Vítor Júnior (ex-Atlético-GO), e os atacantes Bill, que voltou de empréstimo do Coritiba, Gilsinho (ex-Júbilo Iwata), além do chinês Chen Zhizhao, a contratação mais ousada e inovadora da diretoria.

Mesmo ainda sem vestir a camisa corintiana, o asiático já foi apelidado carinhosamente de ‘Zezão' pela Fiel Torcida.

Com o grupo praticamente completo, o técnico Tite aposta no entrosamento da equipe para a primeira competição da temporada, mesmo com a disputa paralela da Libertadores, o mais antigo - e obsessivo - sonho corintiano. O comandante, que em 2011 alternou altos, baixos e muitas críticas da imprensa, torcida e diretoria, tentou a aquisição de algumas estrelas, como Montillo (Cruzeiro). Em vão.

Em 2011, o Timão fez boa campanha no Paulistão, mas parou no favoristimo do Santos na final e ficou com o vice.

 

MAIS DO MESMO

A grande incógnita, mais uma vez, fica por conta do atacante Adriano. Com problemas de contusão e condicionamento físico desde que chegou ao clube, ainda não mostrou a que veio. Na terça-feira, faltou ao treinamento mais uma vez, e causou outra enxurrada de críticas.

Clube e jogador fizeram as pazes ontem. Após atividade, o Imperador se reuniu com a diretoria para ser colocado na parede sobre o que quer para o futuro. Multado em 20% dos salários, o centroavante se comprometeu a ficar longe de outros problemas. Será?

 

DIA

O técnico Tite não tem mais problemas para escalar o Corinthians na estreia no Paulista, amanhã (17h), contra o Mirassol, no Pacaembu. O meia Alex e o atacante Liédson, que haviam sido poupados no amistoso contra a Portuguesa, treinaram ontem e estão liberados para jogar. FC

São Paulo: caras novas para encerrar jejum de sete anos

 

O São Paulo não ganha títulos desde o tri- campeonato brasileiro em 2008. Para acabar com outro hiato, que já dura sete anos no Paulistão, o time do Morumbi foi o que mais contratou entre os grandes para a temporada.

Muitos torcedores dizem que o Tricolor não teve o foco necessário para trazer novidades e apenas trocou ‘seis por meia dúzia'. Mas a esperança de ter mais qualidade no elenco é inerente entre diretoria e comissão técnica.

Sete reforços foram contratados para proporcionar maior versatilidade e dar fim na previsibilidade do grupo em campo, quesito severamente criticado pelos torcedores no segundo semestre do ano passado.

Desta vez, os destaques do elenco comandado pelo técnico Emerson Leão são o meia Jadson, o lateral-esquerdo Cortês e o volante Fabrício, que prometem empenho redobrado para acabar com o jejum tricolor. Além deles, chegaram os meias Juninho e Maicon, além do defensores Edson Silva e Paulo Miranda.

As baixas também foram seis, sendo que a mais sentida é a do atacante Dagoberto, agora no Inter-RS.

 

DIA

Principal dúvida nas últimos atividades do São Paulo para a estreia no Estadual, contra o Botafogo, domingo (17h), o atacante Luís Fabiano se recuperou das dores no músculo adutor da coxa direita e treinou normalmente com os demais companheiros ontem.

Leão tem apenas dois problemas para o primeiro jogo oficial da temporada 2012. O zagueiro Paulo Miranda, também com dores na coxa direita, deve ser poupado, além do goleiro Rogério Ceni, que ainda faz trabalho de recuperação de estiramento no ombro direito. FC

Portuguesa agora busca afirmação no Estado

 

Atual campeã do Campeonato Brasileiro da Série B, a Portuguesa vê na disputa do Paulistão chance de se reafirmar entre os grandes do Estado. Para isso, a equipe manteve praticamente o elenco que encantou em 2011, ganhando o apelido de Barcelusa por parte dos torcedores em referência ao Barcelona, melhor time do mundo, tamanha a facilidade com que envolveu os adversários e venceu as partidas.

Do time de 2010, apenas o zagueiro Mateus, o meia Marco Antônio e o atacante Ananias não continuaram no Canindé para a temporada. Os três foram titulares absolutos na Segundona. Para suprir as ausências, a diretoria acertou com o zagueiro Gustavo, (ex-Botafogo), o meia Maylson (ex-Grêmio), além dos atacantes Vandinho (ex-São Caetano), Rodriguinho (ex-Santo André) e Tartá. Os dois últimos foram emprestados pelo Fluminense.

Outro trunfo da equipe é o técnico Jorginho, muito assediado ao fim da Série B, mas que aceitou permanecer no Canindé com a promessa de que a diretoria montaria time em condições de disputar as primeiras colocações. Uma das exigências dlo treinador foi a manutenção do meia Edno, que marcou 13 gols e foi o principal destaque da Lusa na Série B.

 

DIA

Depois de vencer o amistoso contra o Corinthians, a Portuguesa tem grandes metas para 2012. "Vamos tentar chegar bem no Paulista e no Brasileirão para levar a Lusa de volta ao lugar dela, entre os grandes", disse o meia Henrique. Anderson Fattori

Estadual tem estrelas para todos os gostos e estilos

 

Reconhecidamente o campeonato estadual mais forte do País, o Paulistão contará com grandes estrelas na temporada. Além de Liédson (Corinthians), Valdivia (Palmeiras), Luís Fabiano (São Paulo), Neymar (Santos) e Borges (Santos), a competição terá pelo menos mais um grande nome no ano: o meia Jadson, convocado recentemente para a Seleção Brasileira pelo técnico Mano Menezes e que foi contratado pelo Tricolor junto ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

Apesar de grandes nomes, os jogadores vivem situações opostas. Liédson e Neymar curtem a boa fase e gozam de prestígio diante de seus torcedores. Luís Fabiano, mesmo sem conseguir desempenhar o mesmo futebol que o consagrou nos últimos anos, também é ídolo no São Paulo. Quem está em baixa é o chileno Valdivia que, assim como o restante do elenco palmeirense, não convence e promete ressurgir. Jadson é incógnita e espera para estrear.

Outros jogadores de alto nível técnico estão escalados, como Paulo Henrique Ganso, Arouca e Borges, no Santos, Ralf, Paulinho e Alex, no Corinthians, Rogério Ceni, Bruno Cortês e Lucas, no São Paulo. O Palmeiras, se não tem grandes jogadores, possui Felipão, treinador cobiçado por equipes brasileiras e do Exterior.

Os times do Interior também fizeram contratações expressivas para a temporada. O Guarani, por exemplo, aposta no atacante Fumagalli, enquanto que o Oeste contará com o oportunista Val Baiano. O meia Romerito, que fez história com a camisa do Santo André, aceitou o desafio de reconduzir o Comercial aos grandes momentos. A Portuguesa manteve o meia Edno, que vinha sendo assediado por grandes clubes.

 

IMPORTADOS

Se os jovens jogadores logo buscam deixar o País em busca de oportunidades na Europa, Oriente Médio e Ásia, a solução dos clubes para fortalecer os elencos é importar material humano. E diversas agremiações do Paulistão pensaram nisso. O Palmeiras apostou em dois argentinos: Román (zagueiro) e Barcos (atacante) - já tinha o chileno Valdivia. O Santos (contava com o colombiano Rentería) recebeu por empréstimo o uruguaio Fucile, que disputou a Copa do Mundo de 2010 na África. O Bragantino trouxe o boliviano Maurício Saucedo.

O São Paulo não importou ninguém, mas já tinha o lateral paraguaio Piris e o meia argentino Cañete. Mas nenhuma contratação foi tão impactante quanto a do Corinthians, que em jogada de marketing trouxe o chinês Chen Zhizao. Ainda não se sabe se o técnico Tite vai utilizá-lo, mas o retorno da marca alvinegra no Oriente pode ser grande. AF

 

Inadimplência pode fazer com que as equipes percam pontos

 

Sem novidades na fórmula de disputa em relação à última temporada, o Paulistão traz modificação importante no regulamento no que diz respeito à condição de jogo dos atletas. Tentando coibir o atraso no pagamento dos salários, a Federação Paulista incluiu item que pune o clube que não pagar em dia seus profissionais. A medida é válida para as Séries A-1 e A-2 do Estadual.

Pelo regulamento, após 15 dias no atraso do pagamento do salário o clube pode ser denunciado no Tribunal de Justiça Desportiva. Caso seja comprovada a irregularidade, será concedido prazo para que a agremiação resolva a situação. Se isso não acontecer, o time perderá três pontos por partida até que a inadimplência seja sanada.

De forma geral, os dirigentes apoiaram a iniciativa. Publicamente todos se mostraram favoráveis à decisão e entenderam que se trata de medida para auxiliar os jogadores. Nos bastidores, porém, não é bem o que se houve. O Guarani, por exemplo, chegou a ficar seis meses sem pagar salários em 2011, e corre contra o tempo para quitar as dívidas e poder colocar em campo um time para a estreia.

Sobre a fórmula de disputa, o regulamento prevê jogos apenas de ida entre os 20 times participantes. Os oito melhores avançam para às quartas de final que, assim como a semifinal, será disputa em jogo único com o mando em poder do time com melhor campanha.

Apenas na decisão haverá jogos de ida e volta. Os quatro piores na fase de classificação estarão automaticamente rebaixados para a Série A-2.

 

TROFÉU INTERIOR

Após a realização das quartas de final, os clubes classificados do quinto ao oitavo lugares, excluindo os da Capital e o Santos, disputarão o Troféu do Interior. AF

Quinze treinadores colecionam passagens por clubes do Grande ABC

 

Dentre os 20 treinadores do Paulistão, 15 têm algo em comum. Ora como jogador, ora como treinador, passaram por clubes do Grande ABC. Destaque para Muricy Ramalho (Santos), campeão paulista de 2004 pelo São Caetano em cima do Paulista de Jundiaí. Paulista, que em 2012 será comandado por Sérgio Baresi, ex-treinador da base do Azulão e dos profissionais do Santo André, além de ter jogado com a camisa ramalhina.

Tite, hoje no Corinthians, veio ao São Caetano também em 2004 para o Brasileiro. Leão, do São Paulo, passou pelo Azulão em 2007. Treinador da Portuguesa, Jorginho vestiu a camisa do Santo André de 1993 a 1995. Marcelo Veiga (Bragantino) iniciou a carreira de atleta no Ramalhão, e Oswaldo Alvarez, o Vadão (Guarani), teve duas passagens pelo São Caetano.

Roberto Fernandes (Guaratinguetá) teve fraca atuação no Santo André em 2006, assim como Roberval Davino (Catanduvense), que comandou a equipe no ano seguinte. Ivan Baitello (Mirassol) foi auxiliar-técnico no Azulão em 2010.

Ruy Scarpino (Ituano) comandou o Ramalhão entre 2006 e 2007 e ainda dirigiu o São Bernardo em parte do Paulistão de 2011, quando foi demitido para a chegada de Estevam Soares (Oeste de Itápolis).

Pintado (Linense) comandou recentemente São Caetano e Santo André. E Márcio Fernandes, do Comercial, atuou pelo Ramalhão como jogador, entre 1984 e 1986. Só não passaram por aqui Felipão (Palmeiras), Guto Ferreira (Mogi Mirim), Lori Sandri (Botafogo), Gilson Kleina (Ponte) e Moisés Egert (XV de Piracicaba). AF

Cinco estádios seguem interditados por causa de pendências

 

Segundo a Federação Paulista de Futebol, cinco estádios estão interditados em razão da falta de laudos de segurança, sanitário e higiene ou prevenção e combate de incêndios. Uma das praças esportivas, inclusive, tem os três documentos pendentes, caso do Santa Cruz, em Ribeirão Preto, casa do Botafogo.

Os outros quatro que ainda não apresentaram laudos são Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (segurança), Amaros, em Itápolis (combate de incêndio), Moisés Lucarelli (segurança) e Brinco de Ouro (segurança e incêndio).

Palco da abertura oficial do campeonato (XV de Piracicaba x Santos), o Barão de Serra Negra foi liberado ontem pela FPF após apresentar os laudos de segurança, sanitário e higiene. O Jaime Cintra, em Jundiaí, também sanou a pendências (laudo de incêndio) e pode ser utilizado pelo Paulista. da Redação




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;