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Marca chinesa estréia no mercado de motos no país
Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
14/02/2007 | 22:11
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As motocicletas brasileiras terão a partir de março uma nova concorrente: a FYM (Fei Ying Motor). A marca é a primeira 100% chinesa a ter no país rede de concessionárias. Entre as 14 primeiras lojas estão a rede Germânica e a Motolab, ambas do Grande ABC. De acordo com o diretor executivo da empresa, Joacyr Drummond, até o final do ano haverá 12 pontos-de-venda na região.

“Escolhemos essa região para o lançamento por se tratar de um mercado importante e sofisticado. Também investiremos em Campinas, no interior de São Paulo”, afirma o diretor.

Para entrar no mercado, a companhia traz como principal diferencial o suporte ao cliente no pós-venda. A estimativa é comercializar de 15 mil a 18 mil unidades neste ano. Para 2008, a previsão é vender 35 mil motos, por meio de 180 concessionárias espalhadas no país. Inicialmente, serão disponibilizados oito modelos, com motores entre 100cc e 250cc. Os preços variam de R$ 3,9 mil a R$ 9,3 mil.

O grupo Nova Trade, que representa a marca no Brasil, investirá US$ 3 milhões no projeto, que envolve além da rede de distribuição, a construção de uma fábrica a partir de 2008.

Sobre as perspectivas de implantação da planta no Grande ABC, Drummond não revela detalhes, mas afirma que a região tem vantagens estratégicas, como posição geográfica, devido à proximidade ao porto de Santos, e fácil distribuição. “Estudamos ainda os encargos, custos de terreno, entre outros”, ressalta.

Nesse caso, o principal concorrente do Grande ABC está bem mais perto do que a China – é a Zona Franca de Manaus. Além dos encargos reduzidos, a região abasteceria diretamente o próspero mercado nordestino de motos – a FYM espera iniciar a comercialização dos produtos no Nordeste em maio.

Também não é de hoje que a Zona Franca de Manaus abre as portas para os orientais. As fábricas da Honda, Yamaha, Sundown e Garini montam motos no Estado do Amazonas há tempo.



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