Esportes Titulo
Itália, Portugal e Inglaterra estão na Copa; Alemanha, na repescagem
Divanei Guazzelli
Do Diário do Grande ABC
Com Agências
06/10/2001 | 18:33
Compartilhar notícia


   Inglaterra, Itália, Portugal, Dinamarca, Rússia e Croácia garantiram neste sábado a classificação para a Copa do Mundo de 2002, na Coréia do Sul e no Japão. A definição ocorreu na última super-rodada das eliminatórias européias, que também deixou a Alemanha, uma das principais seleções do continente, na repescagem, contra a Ucrânia.

A classificação da Inglaterra foi a mais dramática. A conquista tem um nome: David Beckham, o craque que atua no Manchester United e foi o autor do gol de empate aos 47 minutos do segundo tempo, numa notável cobrança de falta. Antes foi só sofrimento, pois a Grécia abriu a contagem aos 35 minutos, num gol de Charisteas. A Inglaterra só foi alcançar o empate aos 23 minutos do segundo tempo, com Sheringham, que completou de cabeça levantamento de Beckham.

O pesadelo voltou um minuto depois, no desempate grego, com o gol de Nikolaidis. O consolo era o empate da Alemanha em casa com a Finlândia, por 0 a 0, resultado que prevaleceu até o fim. Mesmo assim, o alívio só veio aos 47 minutos, quando Beckham cobrou a falta no ângulo esquerdo e iniciou a festa em Old Trafford, o estádio do seu Manchester.

A Rússia não encontrou dificuldades para confirmar a primeira colocação do Grupo 1. A goleada por 4 a 0 sobre a Suíça, em Moscou, classificou a seleção para o Mundial. Beschastnykh, do Spartak de Moscou, marcou três gols, um de pênalti. O outro foi de Titov. A Eslovênia derrotou Ilhas Faroe por 3 a 0 e vai disputar a repescagem.

Outra goleada que significou a classificação foi a de Portugal sobre Estônia por 5 a 0, em Lisboa, gols de Nuno Gomes (2), Figo, João Pinto e Pauleta, pelo Grupo 2. A Irlanda também ganhou (4 a 0 sobre Chipre), completou 21 pontos, como os portugueses, mas perdeu no saldo de gols.

O Grupo 3 teve duas goleadas, e a Dinamarca assegurou o ingresso em mais uma Copa ao ganhar da Islândia por 5 a 0, gols de Grevesen e Sand (2 cada) e Rommedahl, o que a deixou na liderança com 22 pontos. Com 20 pontos, a República Checa vai para a repescagem com a vitória por 6 a 0 sobre a Bulgária.

No Grupo 6, a Croácia se classificou ao derrotar a Bélgica por 1 a 0, gol do atacante Boksic, aos 32 minutos do segundo tempo. No Grupo 8, a Itália ganhou da Hungria por 1 a 0, gol do atacante Del Piero, e se classificou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;