Economia Titulo
Inflação em SP é a maior desde 1996
Do Diário OnLine
20/11/2002 | 19:12
Compartilhar notícia


A inflação no município de São Paulo chegou a 2,03% na segunda prévia de novembro, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A taxa é a maior no período de quatro semanas acumuladas desde janeiro de 1996, quando a inflação foi de 2,07%.

Na última medição, mais uma vez o grupo Alimentação foi o vilão, apresentando uma alta de 5,41%. Os demais grupos verificaram as seguintes variações positivas no período: Habitação (0,69%), Transportes (2,10%), Despesas Pessoais (1,45%), Saúde (0,31%), Vestuário (0,90%) e Educação (0,27%).

Na primeira quadrissemana de novembro, a taxa ficou em 1,55%, maior índice desde a primeira prévia da agosto de 2000. O IPC fechou o mês de outubro com uma inflação de 1,28%.

Para novembro, a última previsão feita pela Fipe foi de uma inflação em torno de 1%. No entanto, a projeção para o mês deve ser elevada por causa dos altos números verificados nas prévias. A estimativa de uma taxa de 6,5% para o ano também poderá ser alterada.

O IPC é calculado com base na alteração nos preços dos produtos e serviços consumidos por famílias com renda mensal entre 1 e 20 salários mínimos.

Projeção — O coordenador da Fipe, Heron do Carmo, elevou a projeção de inflação para novembro e 2002 devido à continuidade do movimento de alta dos alimentos. A previsão para a inflação de novembro passou para 1,8%, contra 1% projetado anteriormente. Para o ano, espera-se uma alta de 7,5%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;