Memória Titulo Coluna
O Centro Acadêmico presente

Primeiro time de futebol tinha sede dentro da Cerâmica em São Caetano

Ademir Médici
07/08/2015 | 07:07
Compartilhar notícia


O primeiro campo de futebol do Cerâmica FC ficava dentro da fabrica, na Rua Casemiro de Abreu, número 4. Serviam como vestiários os fornos da fábrica.

O segundo campo localizou-se no espaço do atual Parque Chico Mendes.

Já o terceiro campo foi construído do lado da Capital, portanto para lá do Ribeirão dos Meninos, onde se localizava a Granja Patente.

Quando o Cerâmica disputou o campeonato da Acea, utilizou o campo do São Caetano Esporte Clube, na Rua Paraíba, e quando disputou a Segunda Divisão de Profissionais mandou seus jogos no Estádio Anacleto Campanella.

Cf. Narciso Ferrari, economista e esportista, historiador de São Caetano

Meu pai está na foto do segundo quadro do time do Cerâmica publicada em Memória (‘O primeiro título nacional vem do Cerâmica’, 3-8-2015). É o Beringani. De fato, jogou muito tempo na equipe até conseguir treinar com o time profissional do São Paulo FC. Mas uma contusão lhe tirou o sonho.

Era o tempo em que as fábricas contratavam trabalhadores bons de bola para suas linhas de produção.

Meu pai faleceu há 25 anos e nada tenho sobre essa fase de sua vida.

Cf. Silvio Berengani, jornalista, ex-Diário.

Chegamos ao fim da Semana São Caetano 2015, quase toda esportiva graças ao Álbum Futebolístico de São Paulo (FPF, 1956). Mais três equipes estão perpetuadas na publicação – Cruzada, Sete de Setembro e Vila Bela. Mas essas matérias escritas pelo jornalista Nelson Martins de Almeida não trazem ilustrações.

Para ilustrar a página de hoje, recebemos a foto do encontro deste mês dos colegas de São Caetano cuja amizade vem dos tempos de estudantes e do querido Centro Acadêmico de São Caetano.

Caio Martins, jornalista, assina a imagem, identificada por outro jornalista, Carmelo Conti.

Na frente, Carmelo e Nobile Franco.
Segunda fila: Daniel Fiorotti, Ademar Abate e Ramis Sayar.
Terceira fila: Milton Martins, Vitorio Baraldi, Roberto Filetti, J.I. Queiros, Dario Bernardes Dias, Eduardo Jessnitzer, Antonio Ari Hipólito, José Luis Abate e Odair Viture.
Ao fundo: Norival Oliva.
Estiveram presentes também: Oscar Garbelotto, Alberto Dompieri, Antonio Noel, Sergio Dal Poggetto e o autor da foto, Caio Venâncio Martins.

Mas vamos ao panorama de 1956 de mais três clubes que inscreveram seus nomes história de São Caetano.

Cruzada, Sete de Setembro e Vila Bela

Cruzada Esporte. Fundado em 1º-5-1939 pelo padre Ézio, vigário de São Caetano. A princípio, reunia os congregados marianos, para incorporar também os não marianos a partir de 1945. Além do futebol, praticava atletismo e pingue-pongue.

Diretoria em 1956: presidente de honra, padre Ézio Gislimbert; presidente, Iswaldo Figueira; vice-presidente, Eurico Rossi; 1º secretário, Carlos Puchnick Júnior; secretário-geral, Sérgio João Tegão; 1º tesoureiro, João Moretto; 2º tesoureiro, Walter Folco; diretor esportivo, Antônio Moretto; diretor social, João dos Santos de Deus.

Sete de Setembro FC. Fundado em 7-9-1945. Principal conquista até então: campeão da cidade em 1954.
Diretoria em 1956: presidente de honra, José Marum Saab; presidente, José Roque da Silva; 1º vice-presidente, Meris Lauro; 2º vice-presidente, Henrique Silva; secretário-geral, João Ariga Molha; 1º secretário, José Américo; 2º secretário, Alcides Gimenez; 1º tesoureiro, Artur Eloi; 2º tesoureiro, José Roque de Oliveira; diretores esportivos, Jaime Peta e Antônio Flávio da Silva.

EC Vila Bela. Fundado em 15-1-1946. Campeão da cidade em 1946 e 1952. Associados: 200. Diretoria em 1956: presidente de honra, José Rigotti; presidente, Domingos Cássio; vice-presidente, Geraldo Carlos; secretário, Antonio Codello; tesoureiro, Pedro Carlos Antônio; diretor esportivo, João Guivo.

Aramaçan, ano 85 (1930-2015)

Da galeria de troféus do Clube Atlético Aramaçan, a Taça Prefeitura Municipal, conquistada pelo clube nos Jogos Abertos de Santo André de 1948.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 7 de agosto de 1985 – ano 28, nº 5896
Manchete – Fazenda apoia plano de moralização das estatais
Política – O andreense Ademir Scarpelli (PTB) assume o mandato de deputado estadual. Ocupa a cadeira deixada pelo deputado Fernando Mauro, falecido. Scarpelli anuncia que, na AL, lutará contra a divisão de Santo André.
São Bernardo – Catadores do lixão do Alvarenga se unem e fazem reivindicações.

Em 7 de agosto de...

1915 – Professores e funcionários do Grupo Escolar de Santo André organizam lista de auxílio financeiro mensal em favor da recém-instalada Santa Casa de Misericórdia local, hoje Hospital Municipal.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘A tomada de Varsóvia pela Alemanha’.

Santos, 6. Em sinal de alegria pela tomada de Varsóvia, os vapores alemães ancorados no porto embandeiraram-se em arcos.

1930 – Chega ao Rio de Janeiro o corpo do presidente da Paraíba, João Pessoa, sendo velado na Catedral Metropolitana.

Em São Paulo, um comício dos estudantes de Direito, em homenagem à memória de João Pessoa, termina em violento tiroteio no Largo São Francisco. Um soldado da cavalaria é morto. São proibidas novas manifestações públicas.

1945 – A União Soviética declara guerra ao Japão sete dias antes da rendição dos japoneses na Segunda Guerra Mundial.
1965 – Fundado o Clube dos Castores, de São Caetano.
1970 – Engenheiros santistas discutem o traçado da futura Rodovia dos Imigrantes em São Vicente e Santos.

Santos do Dia

São Caetano de Thiene (1480 – 1547) fundou a Ordem dos Teatinos Regulares. É o padroeiro da cidade de São Caetano e ganhou livro escrito pelo jornalista Glenir Santarnecchi.

O desenho está no teto da Matriz Velha do bairro Fundação, autoria de P. Gentilini, em 1937, com restauração feita em 1990 por Paulo Domingues.
Sisto II e Companheiros
Vítricio 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;