Cultura & Lazer Titulo Cinema
Feito para divertir

Tecnologia é destaque em 'As Aventuras de Tintim'; espírito
aventureiro e curiosidade jornalística são marcas da história

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
20/01/2012 | 07:03
Compartilhar notícia


O espírito aventureiro e a curiosidade jornalística marcam as histórias do personagem Tintim nos livros em quadrinhos e nas versões em desenho animado. O repórter prova que suas viagens pelo mundo sempre foram destinadas também aos cinemas em 'As Aventuras de Tintim'. Ao misturar ação, suspense, enigmas e muita diversão, o filme chega com o papel de se tornar a principal novidade nas salas durante o verão.

A história apresenta Tintim (Jamie Bell), que encontra réplica do navio Licorne em feira de pulgas local. Mas o que o rapaz imagina ser apenas um belo item para decoração se torna porta de entrada para briga com bandidos, sequestro em cargueiro, agonia pela deserto e viagens para desvendar tudo o que está ocorrendo ao seu redor. Para revelar todo o mistério do Licorne e seu esquecido tesouro, Tintim contará com a ajuda do beberrão Capitão Haddock (Andy Serkis) e do esperto cachorro Milu.

O roteiro tem como base o livro 'O Segredo do Licorne' e mistura acontecimentos de 'O Tesouro de Rackham, o Terrível' (quase confirmada continuação do longa). Fãs mais atentos devem ficar de olho a referências ao conto 'O Caranguejo das Tenazes de Ouro'.

OBRA DIGITAL
Mas não espere encontrar pessoas em carne e osso passeando pelas telas parecendo figuras das HQs criadas pelo belga Hergé (1907-1983). A adaptação do diretor Steven Spielberg aposta na alta tecnologia da captação de movimentos, na qual atores têm suas reações e trejeitos passados para o computador para daí formularem avatares tecnológicos - assim como o Gollum, da trilogia 'O Senhor dos Anéis', e o chimpanzé Cesar, de 'Planeta dos Macacos - A Origem'. Para isso, o cineasta uniu forças com Peter Jackson, responsável pela jornada de Frodo e do Um Anel nas telas.

A escolha parece mais do que certeira, com o filme não parecendo artificial demais nem realista por completo. O equilíbrio é tamanho que são necessário poucos minutos para esquecer de que se está diante de uma animação. O movimento dos olhos, o vento nos cabelos e o jogo de luzes formam detalhes que foram cuidados ao máximo para não chamar mais a atenção do público do que a própria trama.

Ao contrário de desenhos tradicionais, o visual do título é bem mais 'dark' e não se preocupa em ser ‘alegre o tempo inteiro'. Como tudo se desenvolve no que parece ser um tempo entre as décadas de 1940 e 1950, a obra ganha charme a mais. Momentos cômicos ficam a cargo das trapalhadas irritantes dos detetives Dupond e Dupont.

O fato de 'As Aventuras de Tintim' ser baseado em um quadrinho faz com que algumas exageradas cenas de ação sejam mais do que válidas e resgatam o clima de antigos filmes de aventura. Não à toa o protagonista é considerado ‘pai' de Indiana Jones. A prova acaba de entrar em cartaz, com o filme mais divertido de Spielberg na direção desde 'Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros' (1993).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;