Internacional Titulo
Arafat está decidido a proclamar o Estado palestino
Do Diário do Grande ABC
02/08/2000 | 18:17
Compartilhar notícia


O presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat, afirmou esta quarta-feira que está decidido a proclamar em setembro o Estado Palestino, ao voltar a Gaza depois de um giro de cinco dias pelo estrangeiro.

Aos jornalistas que lhe perguntaram se havia obtido o apoio dos países árabes para proclamar o Estado palestino no dia 13 de setembro, Arafat respondeu: ``A decisao foi tomada pelo Conselho Central da OLP e nós devemos cumprir esse compromisso'.

Antes do fracasso de Camp David em julho, o Conselho Central da OLP, integrado por 129 membros, decidiu proclamar o Estado palestino no dia 13 de setembro se até lá nao se chegar a um acordo de paz.

Arafat também assinalou que havia conseguido um firme apoio dos países árabes à posiçao que defendeu durante o encontro israelo-palestino de Camp David.

``Cada país que visitei deu um poderoso e enérgico respaldo aos palestinos, particularmente nas questoes de Jerusalém e dos refugiados', acrescentou, referindo-se aos 3,7 milhoes de palestinos exilados depois da criaçao do Estado de Israel, em 1948.

Depois de iniciar seu giro no último sábado na França, Arafat visitou Arábia Saudita, Iêmen, Marrocos, Tunísia, Argélia, Sudao e Egito.

Na França, Arafat se mostrou menos categórico sobre a data de 13 de setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;