Política Titulo
Deputados Federais querem universidade
Do Diário do Grande ABC
27/01/2001 | 20:45
Compartilhar notícia


Os deputados federais voltam aos trabalhos parlamentares nesta segunda-feira. Os cinco representantes do ABC na Câmara acreditam que as aprovações para emendas do orçamento e a liberação de verbas federais para projetos que beneficiem a região são as principais preocupações para 2001. A área de educação é um dos pontos em comum. Uma das intenções dos deputados é a criação de uma universidade pública na região.

Ivan Valente (PT-São Caetano), que assumiu este ano depois do afastamento de alguns deputados que assumiram prefeituras ou que foram para o secretariado de Marta Suplicy, pretende colocar em discussão propostas para as áreas de educação, dando prioridade à Universidade do ABC.

O deputado também quer apresentar propostas nas áreas de meio ambiente e tecnologia. “Um dos principais projetos seria a despoluição da represa Billings. Sou autor do projeto de lei que impede o bombeamento para a represa”, disse. O deputado também afirmou estar preocupado em combater a guerra fiscal, que considera extremamente prejudicial ao Estado, principalmente para a região, por ser altamente industrializada.

Luiz Carlos da Silva, o Luizinho (PT-Santo André), também pretende batalhar pela Universidade Pública do ABC e considera a obra do Coletor Tronco prioridade para a região neste ano. “Aprovei para o Orçamento de 2001 a verba para o coletor e coordenei a elaboração da emenda da bancada do ABC”, disse. O deputado participou de reunião com o presidente da Sabesp e com o presidente do Serviço Municipal de Saneamento de Santo André, Maurício Mindrisz, também discutindo o assunto. “Do ponto de vista do parlamentar, do Legislativo, estou cumprindo minha parte. Agora, os Executivos é que têm de agir.”, disse ele.

O deputado Clóvis Volpi (PSDB-Ribeirão Pires) busca o engajamento em comissões e pretende continuar na que discute educação. Para o deputado, é importante trabalhar com propostas que beneficiem a sociedade em geral. “Os projetos devem ser genéricos. Mas estamos sempre pensando nos problemas do ABC.”, disse. Ele afirmou, também, que outra preocupação é eleger para presidência da Câmara Aécio Neves (PSDB).

Para o deputado Duílio Pisaneschi (PTB-Santo André) o principal projeto é o de regularização do transporte suburbano. Pisaneschi têm se reunido com membros da comissão de viação e transporte para discutir o assunto. Ele espera agilizar os projetos com a aprovação do orçamento. “Com a aprovação das emendas, podemos realizar mais projetos para a região”.

O deputado Jair Meneguelli (PT-São Caetano) deve apresentar logo no retorno dos trabalhos um projeto para que sejam numerados os assentos nos estádios de futebol, mesmo nas arquibancadas. “Não é um projeto específico para o ABC, mas é em função de fatores que envolveram a região, como o acidente no jogo do São Caetano e Vasco.”

Um projeto do deputado que está em tramitação é o que obriga os supermercados a terem empacotadores. O deputado acredita que a proposta ajudará a aumentar a oportunidade de trabalho para jovens e também para aposentados. Outro projeto visa a criação de postos avançados nas periferias que servirão para orientar a população sobre seus direitos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;