Política Titulo
Rogério disputa presidência da Câmara
Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
29/11/2008 | 09:35
Compartilhar notícia


O vereador reeleito de Mauá pelo PT, Rogério Moreira Santana, é o mais forte candidato a assumir a presidência da Câmara na próxima legislatura (de 2009 a 2012). Ele foi escolhido pela legenda para disputar o cargo durante uma reunião na noite de quinta-feira.

A eleição, que ocorrerá no primeiro dia de 2009, já conta com a participação de outros parlamentares. O democrata Manoel Lopes diz que quer a vaga. O PSDC, que apoiou a candidatura de Oswaldo Dias (PT) no segundo turno, também. Ainda está na lista Luiz Alfredo dos Santos Simão (PSB), que representaria a oposição.

Mas o que coloca Rogério em vantagem na disputa é o número de partidos que garantiram apoio ao prefeito eleito. Pelas contas, o petista teria pelo menos nove votos garantidos: os quatro do PT, um do PRB, dois do PSDC - que dificilmente entrarão em rota de colisão com os petistas -, um do PSDB e um do PP. O DEM ainda poderia entrar nessa conta.

Mesmo que a oposição (que se configura com os dois do PV, quatro do PSB e um do PDT) se una e lance apenas um candidato, não alcançaria número suficiente para derrubar o parlamentar do PT.

Consenso - Segundo o vereador e vice-prefeito eleito, Paulo Eugênio Pereira Júnior (PT), as conversas entre os quatro eleitos pela legenda para decidir quem concorreria ao cargo tiveram início após o primeiro turno. "Não foi tão simples constituir este consenso. Todos tinham direito e condição de participar da disputa", afirmou. Além de Rogério, o PT elegeu Marcelo Oliveira, Rômulo Fernandes e Paulo Suares.

No processo de discussão, Paulo Eugênio explicou que Rogério levou a melhor por ter mais experiência. "Ele está entrando no terceiro mandato. Conhece melhor o regimento interno da Casa e tem mais experiência". O vereador José Luiz Cassimiro (PT), que não participará do Legislativo no próximo ano, apóia a decisão. "O Rogério é um grande companheiro."

Força - "É normal que no início haja vários pleiteantes. Mas a partir de agora, devemos começar as conversas com os outros partidos para chegar num consenso e reduzir o número de candidatos", explicou Paulo Eugênio.

Pastor Altino (PRB) não acredita que o PSDC mantenha a candidatura. "Eles apoiaram o PT até agora. Além disso há outros cargos de relevância na Câmara", comentou.

O parlamentar do PRB declarou não ser "presidenciável". "Estou interessado em participar da mesa diretora ou das comissões."

Procurado ontem, Rogério não foi localizado para falar sobre o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;