Memória Titulo Memória
Um livro para Odette Tavares Bellinghausen

A musicista – tocava e compunha –, artista plástica, professora de pintura e piano...

Ademir Medici
31/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Poluição na terra, no ar, no mar...

O Homem destruindo a natureza!

O Bicho-Homem devorando toda a fauna!

(Mas “depois” os vermes o devoram...)

Dona Odette, 1977

A musicista – tocava e compunha –, artista plástica, professora de pintura e piano, poeta, cronista, ambientalista, agitadora cultural de São Bernardo, Odette Tavares Bellinghausen, faria 100 anos hoje. Ela nasceu em 31 de julho de 1915, em Santos – apesar de encontrarmos como registro, em algumas publicações, o dia 30 de julho. Mas fica valendo o 31, pois esta data nos é passada por Didi, sua primeira filha.

Informamos nesta data querida que há um livro da vida e obra de dona Odette, que as novas gerações precisam conhecer. A publicação conta histórias como a origem da primeira biblioteca pública da cidade, a Monteiro Lobato, e de entidades em que dona Odette esteve à frente, como a saudosa ASBA (Associação São-Bernardense de Belas Artes).

Só que o livro não está disponível. Ele precisaria ser organizado e a autora mais indicada é a sua filha, Didi, que já tem uma biografia pronta da mãe. Esta biografia, mais os escritos de dona Odette, formariam um volume formidável. A começar pela série imensa de artigos que dona Odette publicou na Folha de São Bernardo: Artes e outras coisas.

Didi, o centenário de Odette Tavares Bellinghausen começa hoje. Serão 100 anos até o final de julho de 2016, tempo suficiente para organizar esta obra fundamental. E nas ilustrações não poderiam faltar fotos como a de hoje, que leva a assinatura deste gigante chamado Beltran Asêncio, o fotógrafo da cidade. Mãos à obra, menina.

A bandeira do América do Sul FC

O América do Sul também faz parte do Álbum Futebolístico de São Paulo, editado pela FPF em 1957. Sobre o clube escreve o jornalista Nelson Martins de Almeida:

- Fundação: 1-9-1947.

- Título principal: vice-campeão em 1953 do Campeonato Municipal.

- Sede social: Rua Maximiliano Lorenzini, 635, antiga Rua Rio Branco.

- Diretoria em 1956: presidente, Andrea Perrella Neto; vice, Hélio Gonçalves; 1º secretário, Wallace Bortoletto; 2º secretário, Artur Demeniz; 1º tesoureiro, Severino Dietro; 2º tesoureiro, Manoel Maria; diretor esportivo: Oswaldo Marques de Araujo.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 31 de julho de 1985 – ano 28, nº 5890

Manchete – Sayad (João, ministro do Planejamento) descarta reforma tributária ainda este ano

Editorial – Reforma tributária é mito para enganar o povo.

Grande ABC – Metrô inicia desapropriações para trólebus na região.

Trabalho – VW confirma terceiro turno e reduz a jornada de 47,5 para 43,5 horas semanais. A informação havia sido adiantada com exclusividade pelo Diário, em reportagem da jornalista Marli Olmos publicada em maio.

Em 31 de julho de...

1915 – A empresa cinematográfica de Dal Medico & Andaló continua a realizar espetáculos na Sociedade Italiana Savoia, de Santo André.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Ingleses derrotam os turcos na Ásia Menor’.

1925 – Fundado o Clube Atlético Rhodia, de Santo André, nos escritórios da Companhia Química Rhodia Brasileira, na Estação de São Bernardo (hoje Santo André). Seu primeiro presidente foi Joaquim Petrilli.

1930 – Momento político nacional pós-assassinato de João Pessoa, governador da Paraíba. Getúlio Vargas, governador do Rio Grande do Sul, declara que não assumirá qualquer atitude violenta neste momento da vida do País.

1975 – Censura Federal proíbe show de estreia de Caetano Veloso no Teatro Municipal de Santo André.

Barro Paulista

EX-VOTO (*)

Século 19. Óleo sobre madeira. Proveniente da capela da Fazenda São Matias (ou da Feiticeira) de Ilhabela. Coleção: governo de São Paulo.

Peça faz parte da exposição Barro Paulista: a tradição bandeirante do imaginário em barro cozido. Em cartaz no Museu de Arte Sacra, Capital (Avenida Tiradentes, 676, bairro da Luz). Curador: Dalton Sala.

(*) Manifestação artístico-religiosa. Abreviação latina de ex-voto suscepto (o voto realizado). O termo designa pinturas, estatuetas e variados objetos doados ás divindades como forma de agradecimento por um pedido atendido.

Santos do Dia

- Fábio

- Demócrito

- Inácio de Loyola (fundador da Companhia de Jesus)
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;