Palavra do Leitor Titulo Artigo
Inovar para seguir como a melhor do Brasil

São Caetano chega aos 138 anos ostentando indicadores de qualidade de vida que provavelmente jamais serão alcançados pela maioria dos municípios brasileiros

Do Diário do Grande ABC
28/07/2015 | 08:24
Compartilhar notícia


Artigo

São Caetano chega aos 138 anos ostentando indicadores de qualidade de vida que provavelmente jamais serão alcançados pela maioria dos municípios brasileiros. E a cidade de maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do País inspira modernidade para seguir como a melhor do Brasil.

Esta invejável qualidade de vida se deve também à população. E nós, da Prefeitura, jamais nos debruçaremos por termos conquistado um bom indicador na Saúde, na Educação ou na Segurança. Pelo contrário. Buscamos a excelência. Perseguimos a satisfação e a felicidade dos nossos moradores de forma incansável.

Com inovação e responsabilidade, conseguimos manter São Caetano na rota do desenvolvimento, apesar do momento de crise econômica do País. Modernizamos a oferta de serviços públicos. Na Saúde, criamos o Programa Fila Zero, com mutirões e unidades móveis de atendimento. Acabamos com a demanda reprimida por consultas em 20 das 25 especialidades. Implantamos o Terceiro Turno nas UBSs, com atendimento até as 23h.

Dedicamos atenção especial à Segurança, apesar de esta responsabilidade constitucional ser do Estado. Lançamos o Programa Cidade Segura, o maior pacote de investimentos que a Prefeitura já fez no setor. E a violência caiu. Os roubos de veículos, 46,2%; os homicídios, 33,3%. São dados divulgados pelo Estado. Faremos mais. Em agosto entregaremos 52 viaturas para a GCM reforçar o patrulhamento. E iniciaremos a construção da Base 24h na Avenida Guido Aliberti com a Rua Baraldi, na divisa com São Paulo.

Lançamos o Programa Asfalto Novo, que está recapeando boa parte de São Caetano. Com o Verde em Dia, revitalizamos a Rua Visconde de Inhaúma, a Avenida Presidente Kennedy e outras. Gradativamente, teremos toda a cidade bonita e bem cuidada.

Com o Viver Melhor, implantamos o conceito de justiça social. São 12 linhas de benefícios que atendem 16 mil pessoas que realmente precisam de amparo do poder público em suas necessidades básicas, seja para estudar, trabalhar, comprar remédios ou comer. Devolvemos a dignidade a essa gente.

Acumulamos conquistas importantes na Educação, como a Bolsa USCS 100%. São 500 moradores que cursam a universidade de graça. E outras 50 bolsas parciais de pós-graduação.

Entregamos uniformes e kits de materiais escolares para os 21 mil alunos da rede. Garantimos a formação educacional e acadêmica de nossos moradores, dos 4 meses de vida à pós-graduação. Algo sem precedentes no setor público. E em breve iniciaremos a construção de uma escola de Educação Infantil, com 200 vagas.
Olhamos pra frente para colocar São Caetano em patamares cada vez mais elevados. É por isso que tenho orgulho de viver aqui. E que sinto orgulho em governá-la para seus 157 mil moradores.

Paulo Pinheiro é prefeito de São Caetano.

Palavra do leitor

Editorial
Apreciei sobremaneira o irretocável Editorial (Opinião, dia 25) deste prestigioso periódico, que contesta – com veemência e pertinentes argumentos – a declaração do presidente da Câmara de Diadema, a vossa excelência José Dourado, que teve a audácia de dizer que o aumento de 49% que os edis diademenses promulgaram de maneira célere, numa sessão extraordinária, não é imoral. A missiva que enviei e foi publicada, no dia 19, no mesmo periódico, deixa patente meu inconformismo com esta inaceitável promulgação. Esclareço que não tenho a mais remota intenção em pleitear uma cadeira na Câmara, bem como não pertenço a nenhum grupo político que deseja visibilidade à custa da sangria do erário. Enquanto isto no mundo não dourado, os desvalidos funcionários públicos, ativos e inativos, da municipalidade diademense estão a experimentar o gosto amargo de fel, porque não terão o minguado reajuste parcelado de 1,39%, programado para ser concedido no mês de julho, sob a alegação de que, devido à crise econômica, não houve aumento de arrecadação.
João Paulo de Oliveira
Diadema

Carta do Grande ABC
Finalmente um estudo sério e informações claras a respeito deste tema tão importante: a Educação. Excelente o suplemento publicado por este Diário na edição desta segunda-feira.
Gilmar Nobre
Santo André

Roubalheira
É estarrecedor o esquema de roubalheira no Brasil. Até quando os líderes do PT acreditam que poderão continuar a enganar o eleitor. Será que eles não percebem que o partido nascido sob os princípios da ética e da solidariedade foi contaminado pelas benesses do poder e acabou se tornando uma legenda tão corrupta e descolada da realidade quanto as demais. Em 35 anos de atuação, o PT realmente conseguiu mudar a vida de milhões de brasileiros. Infelizmente, para pior. Vivemos uma crise econômica e moral que está arrasando o nosso País, mas os membros desse governo seguem não admitindo seus erros e afirmando que o Brasil está indo muito bem. Acrescento as minhas indignação e tristeza ao visualizar um futuro que parece cada vez pior para nós ao acostumar-nos com a irresponsabilidade e a corrupção. Os interesses da Nação e dos contribuintes brasileiros não podem ficar abandonados. É inacreditável que pessoas honradas trabalhem a vida inteira para ter a aposentadoria dissipada em corrupção. Isso é estarrecedor!
Francisco Emídio Carneiro
São Bernardo

Lula de ontem
Quem não se lembra do Lula em campanha criticando o Congresso, quando disse que nele havia 300 picaretas? Esse era o líder que iria mudar o modo de governar o Brasil. Como se pode notar, as mentiras ditas em campanhas são antigas. Quando chegou ao governo, Lula tirou sua máscara e institucionalizou a corrupção em busca de apoio político. O PT revelou-se um partido que se vale de meios corruptos para fazer política. Para financiar seus esquemas de corrupção, Lula usou e usa o Estado, domina a máquina pública e quer se perpetuar no poder.
Izabel Avallone
Capital

Justiça
Estamos acostumados a ver todos aqueles megaescândalos políticos/financeiros terminarem em pizza, como se usa dizer. Parece que a coisa está mudando. Demorou um pouco, mas agora não há mais como duvidar da seriedade da Operação Lava Jato, que está mandando para cadeia os chamados ‘tubarões’. A propósito, até aquele sorriso de deboche constante no rosto dos corruptos presos está se apagando!
José Marques
Capital

Poesia
Com tantas evidências sobre a existência de uma rede criminosa capitaneada por Marcelo Odebrecht, sendo apenas uma questão de tempo a comprovação de sua culpa, para onde ele fugiria do Brasil? Só se for para Pasárgada e se ele for amigo do rei de lá.
Ronaldo Gomes Ferraz
Rio de Janeiro (RJ)

Ética
Não é preciso ser nenhum analista político para concluir que esse Conselho de Ética que aí está não será para fiscalizar ou disciplinar o decoro parlamentar, porque a impressão que se tem é que seria para defendê-los e livrá-los de qualquer risco de punição pelos seus malfeitos. A propósito, até onde se sabe, esse conselho tem ignorado solenemente os políticos envolvidos no mega-escândalo da Petrobras investigado pela Operação Lava Jato.
Sara May
Capital
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;