Política Titulo
Aidan recua e traz Torrado de volta ao 1º escalão
Loli Puertas
Do Diário do Grande ABC
27/02/2010 | 08:36
Compartilhar notícia


O prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), voltou atrás e manteve o ex-secretário de Gabinete Walter Roberto Constantino Torrado, o Beto Torrado, no primeiro escalão da administração. Na segunda-feira ele assume o comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Na semana passada, durante a substituição de Torrado por Nilson Bonome, que acumulou a Pasta de Finanças com a articulação política do governo, o prefeito chegou a dizer que o então demissionário poderia retornar ao governo, mas em cargo menor.

Ontem, no entanto, o discurso foi outro. Aconselhado por seus principais homens de confiança - Alekssander Soares, da Secretaria de Comunicação, Edson Salvo Melo, que comanda a Pasta de Cultura, além de Nilson Bonome -, o prefeito reconsiderou a decisão, principalmente por conta da boa relação de Torrado com os tucanos da Capital (leia mais abaixo). "Para conquistar coisas do Estado para o município temos quer ter contato e saber qual a motivação exata e como se consegue isso. Na verdade, se não há envolvimento político você não tem nenhuma conquista. A cidade ficou paralisada anos sem ter nada do Estado", afirmou Aidan Ravin.

A Pasta, que vinha sendo dirigida por Vanderlei Antônio Retondo, será responsável pela interlocução e articulação dos projetos e programas dos governos estadual e federal, função que era exercida anteriormente pelo secretário de Gabinete.

Segundo o prefeito de Santo André, Torrado sempre participou das articulações entre Prefeitura de Santo André e governos Serra e Lula. "Ele era de direito o interlocutor nas duas esferas, mas não de fato. Agora ele é, sim."

Entre os projetos e programas que Torrado terá de tocar estão a Fundação Casa, CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), Poupatempo da Saúde do Estado e mais o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) na cidade. "O trabalho técnico fica por conta das Pastas. Meu trabalho na interlocução com o Estado será criar facilidades para as parcerias com a Prefeitura", afirmou Torrado.

 

 

Ex-articulador foi indicado por tucano

 

Beto Torrado, que acompanha o prefeito de Santo André Aidan Ravin (PTB), desde o inicio da gestão foi indicado ao prefeito pelo vereador tucano da Capital José Police Neto, o Netinho (PSDB).

Durante o ano passado, foi o homem-forte de Aidan e o principal articulador político entre Executivo e Legislativo. Mas o ex-secretário de Gabinete teve dificuldades em desempenhar seu papel em Santo André. Tanto que no fim do ano o atual secretário de Gabinte e Finanças, Nilson Bonome, teve de auxiliá-lo nas negociações com os parlamentares.

A ida de Torrado para a Pasta de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que agora também cuidará das relações institucionais, garante o bom relacionamento do governo Aidan com os tucanos de São Paulo. O prefeito declarou, há uma semana, que Torrado tem afinidade com políticos de São Paulo, mas não em Santo André, uma das razões da troca de cadeiras entre Bonome e Torrado.

O ex-articulador, que não se diz tucano, já foi condenado pela Justiça quando foi administrador regional de Santana-Tucuruvi, nas gestões de Paulo Maluf (PP) e Celso Pitta, em São Paulo. Na época, perdeu os direitos políticos por três anos (ficando impedido de votar e assumir cargo público nesse período).

Torrado se sente tranquilo na nova posição. "O trabalho que vou desenvolver é voltado aos governos do Estado e federal e ao empresariado da região. Então tenho tranquilidade, pois são temas que domino, como relacionamento político e administração", declarou.

Em seus 18 anos na administração pública, Torrado assegurou que não teve atritos em relação aos partidos. "Já trabalhei em vários governos, como PMDB e PP e nunca tive problemas, pois tenho carreira de trabalho no poder público. Por conta disso, nunca me filiei a partido algum."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;