Requerimento aprovado por Manente questiona
entrave de recursos federais para projeto na região
A Câmara Federal deu aval ontem a requerimento proposto pelo deputado Alex Manente (PPS) que solicita audiência pública – sem data prévia – para debater o atraso de envio de recursos da União para a construção da Linha 18-Bronze (Djalma Dutra-Tamanduateí), que, por meio de monotrilho, ligará a Capital ao Grande ABC. No documento, o popular-socialista incluiu ainda que a comissão de Desenvolvimento Urbano, na qual é integrante, acompanhe a execução do projeto até a conclusão.
O orçamento total do investimento é de R$ 4,26 bilhões. Assinado em agosto, o contrato do projeto detalha divisão no repasse de verbas, sendo R$ 1,276 bilhão do governo estadual – verba solicitada por empréstimo ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Outros R$ 400 milhões são do OGU (Orçamento Geral da União) – inclusos no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) – e R$ 1,861 bilhão da iniciativa privada, bancados pelo Consórcio ABC Integrado. Há também a previsão de R$ 406 milhões, destinados para desapropriações, sob responsabilidade do Palácio dos Bandeirantes. “O requerimento é grande vitória. A audiência pública possibilitará trazer todos os questionamentos à tona. Além disso, o acompanhamento da comissão será fundamental para o avanço dos serviços”, descreveu Alex.
Para a audiência, o popular-socialista sugeriu que sejam convidados o ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), o presidente do Metrô paulista, Peter Walker, e o secretário de Transporte de São Paulo, Duarte Nogueira (PSDB), embutindo também os presidentes da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior (PT), e do BNDES, Luciano Coutinho.
Em maio, o parlamentar já havia emplacado requerimento solicitando dados quanto ao impasse da transferência de recursos da União e de empréstimos do BNDES para o projeto. “Percebemos que seria insuficiente obter as respostas sobre o andamento do projeto por toda a sua relevância, principalmente ao Grande ABC. Não vamos e não podemos admitir atrasos”, adicionou.
Há dois meses, Kassab negou que o ajuste fiscal, que bloqueiou R$ 69,9 bilhões do orçamento federal, atingisse as obras, projetadas a ter início em junho. No entanto, admitiu “prolongamento do calendário” dos serviços.
A Linha 18-Bronze será a primeira ligação do Metrô da Capital para cidades da Região Metropolitana, a partir da Estação Tamanduateí, na Linha 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena). Passará por São Caetano, Santo André e São Bernardo, em primeira etapa. Serão 14,9 quilômetros de extensão, com 13 estações. A previsão é transportar 314 mil passageiros por dia, com 26 trens à disposição.
A estimativa do governo do Estado é entregar o projeto até o fim de 2018.
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