Cultura & Lazer Titulo
Jornal Nacional resgata crime da época da ditadura
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
01/04/2001 | 21:06
Compartilhar notícia


Um casal de jovens é espancado até a morte. Esse crime aconteceu há 32 anos e foi cometido nos porões da ditadura militar. Detalhes sobre o episódio começam a ser exibidos nesta segunda, no Jornal Nacional, da Rede Globo, por meio de uma reportagem feita pelo jornalista Caco Barcellos.

O assassinato ficou na obscuridade durante todos esses anos. Até que, em fevereiro do ano passado, um militar do Exército brasileiro procurou a produção do telejornal para dar um testemunho. Ele teria presenciado uma longa sessão de espancamento e tortura de um casal de estudantes da USP (Universidade de São Paulo), militantes de uma organização socialista. O militar conta como foi o rapto dos jovens, tirados de casa e onde ocorreu a barbárie. O desfecho: um tiro de pistola 45 milímetros na cabeça de cada um.

Os nomes das vítimas não fazem parte do relato. Daí, começaram as investigações e, depois de um ano, o repórter reuniu dados e informações que desvendam o caso. As imagens são de Américo Figueiroa, produção de Robinson Cerântula e edição de Rosane Baptista.

Outra produção sobre a época do regime militar é o AI-05 – O Dia que Não Existiu, dirigido pelo jornalista Paulo Markun. O documentário, de 56 minutos, será exibido na próxima quinta-feira (dia 5), às 21h, no festival É Tudo Verdade com sessão no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;