Política Titulo
Ciro Gomes apóia anistia a José Dirceu
12/02/2007 | 23:27
Compartilhar notícia


O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) afirmou nesta segunda em Fortaleza, que dará total apoio a qualquer iniciativa no Congresso Nacional que assegure anistia ao ex-ministro da Casa Civil e deputado cassado José Dirceu.

“Se o projeto vier, eu voto a favor porque não vi nenhuma culpa objetiva nele (Dirceu) e ele já disse o que é mais correto: está aguardando o julgamento do Supremo Tribunal Federal. Se absolvê-lo, então ficará claro que a culpa dele não era objetiva”, disse.

Cassado em 1º de dezembro de 2005, sob suspeita de envolvimento no esquema do mensalão, José Dirceu perdeu os direitos políticos e ficou inelegível até 2015.

Ele tem planos de voltar à cena política e vem articulando sua anistia ainda este ano. Dirceu depende de um projeto de lei que precisa ser apresentado na Câmara. A proposta pode ser de um deputado apenas ou da sociedade – como planeja o ex-ministro.

Caso a iniciativa seja da sociedade, Dirceu precisa de nada menos que 1,5 milhão de assinaturas, o que, segundo ele, lhe daria respaldo popular para voltar.

Com a vitória do petista Arlindo Chinaglia para a presidência da Câmara, poderá ser mais fácil para o deputado cassado conseguir o ‘perdão’ e retomar seus direitos políticos. Na noite da última quinta-feira, a Juventude do PT lançou informalmente a campanha de anistia para Dirceu.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;