Cultura & Lazer Titulo
ELT estréia peça no Conchita de Moraes
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
19/03/2004 | 20:17
Compartilhar notícia


Projeto que levou um ano para ficar no ponto de estrear, a peça Do Chão Não Passa chega neste sábado ao Teatro Conchita de Moraes, em Santo André. A montagem é uma produção da ELT (Escola Livre de Teatro), de Santo André, e dialoga, principalmente, com o tema da humilhação.

Sobre o tablado, os 19 atores da quinta turma do Núcleo de Formação do Ator da ELT se desdobram em diversos personagens e várias cenas que se interligam. Georgette Fadel, Gustavo Kurlat, Juliana Monteiro e Vadim Nikitin assinam a direção.

A pesquisa que deu origem ao espetáculo inicialmente se dirigiu à questão da violência, mas não aquela vista nos telejornais sensacionalistas. “O mote era a violência dentro do fazer teatral, estudamos coisas como o nascimento da tragédia”, afirma Nikitin.

No começo do processo, diretores e elenco se concentraram em exercícios de improvisação. “Fazíamos cenas aos poucos, montando coisas fragmentárias até o ponto em que faltava um laço, um tema mais concreto para ser trabalhado”, diz Nikitin.

Foram realizadas quase 60 cenas que são os embriões do espetáculo. “O que havia em comum era a idéia de que alguém tinha de ser humilhado, e isso acontecia nas mais diversas formas. Isso foi um ponto de partida para alcançarmos outros lugares. Saímos da violência e chegamos à humilhação”, afirma o co-diretor.

A peça, porém, aborda outros assuntos além da humilhação. “Trabalhamos não com um tema explícito. As cenas mais sugerem que apontam. E nesse subterrâneo existem violência, humilhação, infância, periferia, incomunicabilidade e família”, diz Nikitin. Do Chão Não Passa não se configura como uma série de cenas independentes: “Elas se ligam de maneira orgânica, coerente. Alguns personagens voltam e há signos e gestos que se repetem”.

A dramaturgia foi elaborada coletivamente, característica dos trabalhos da ELT, e surgiu do trabalho do elenco. “Editávamos o texto conforme as ações se desenvolviam. Foi um processo dramatúrgico criado no próprio palco”, afirma Nikitin. Na confecção do roteiro – o desencadeamento das cenas, que dá unidade à montagem – houve intensa “troca de propostas” entre diretores e elenco.

Entre os personagens estão uma babá às voltas com um bebê que não pára de chorar, uma funcionária de um disque-sexo e seu marido, três fofoqueiras e alguns bêbados. “Às vezes se pressupõe que haverá uma explosão no palco, mas ela só acontece na cabeça do espectador. A violência contida nos pareceu mais interessante que a extravasada”, diz Nikitin. O humor é um dos ingredientes dessa receita.

Do Chão Não Passa – Teatro. Dramaturgia coletiva. Direção de Georgette Fadel, Gustavo Kurlat, Juliana Monteiro e Vadim Nikitin. Com a quinta turma do Núcleo de Formação do Ator da Escola Livre de Teatro. Sábados e domingos, às 20h30. No Teatro Conchita de Moraes – praça Rui Barbosa, 12, Santo André. Tel.: 4996-2164. Entrada franca. Até 23 de maio. Apresentações em noites chuvosas, quando o palco fica molhado, serão canceladas por causa da reforma do telhado do teatro, cujo término está previsto para o fim de abril.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;