Nacional Titulo
Onça pintada cede óvulos para inseminaçao in vitro
Do Diário do Grande ABC
28/10/1999 | 16:58
Compartilhar notícia


Uma onça pintada de três anos, pesando 61 quilos, foi submetida a uma cirurgia de mais de três horas, nesta quinta-feira, por uma equipe de veterinários do zoológico de Sorocaba, a 92 quilômetros de Sao Paulo. O felino, originário do Pantanal mato-grossense, foi selecionado para ceder óvulos para um programa de fertilizaçao in vitro, visando preservar material genético para futura transferência de embrioes.

Segundo o veterinário Adauto Veloso Nunes, que integra a equipe, o projeto visa a preservaçao da onça pintada, espécie ameaçada, e a aquisiçao de técnicas para coleta, conservaçao e reproduçao artificial da espécie. Durante a cirurgia, a barriga da onça foi aberta para a retirada dos óvulos maduros, sugados através de uma incisao na película que envolve os ovários. O material foi levado para o Departamento de Reproduçao Animal da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Sao Paulo (USP), onde seria misturado ao sêmen de um macho, coletado anteriormente.

Antes da coleta, a onça recebeu hormônios para produzir uma quantidade maior de óvulos, a chamada superovulaçao. A pesquisadora Naida Loskutoff, do Henry Dooly Zoo, de Omaha, Estados Unidos, participou da operaçao. O zôo americano é parceiro do projeto desenvolvido no Brasil, juntamente com zoológico de Sao Paulo e o Instituto Brasileiro do meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;