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Setor de cosméticos vai à feira em Dubai para exportar mais
Niceia de Freitas
Do Diário do Grande ABC
20/04/2004 | 23:32
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  O Brasil estréia na nona edição da BeautyWord Middle East, a maior feira de cosméticos do Oriente Médio, em Dubai, nos Emirados Árabes, e será representado por 24 expositores, entre os quais figuram empresas de Diadema, como Nazca, Shizen e Pierre Alexander, que estarão em estande próprio, além da Coper e Valmari, que vão fazer parte do espaço reservado ao Brasil, um pavilhão de 108 metros quadrados. Também o Pólo de Cosméticos de Diadema, composto por 107 empresas da cidade, marcará presença institucional.

O evento, do próximo dia 26 a 28, no Dubai World Trade Center, tem o incentivo da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfurmaria e Cosméticos) e apoio da Apex (Agência de Promoção de Exportações), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Essa é a primeira participação das empresas brasileiras para as quais o mercado árabe ainda é desconhecido. O evento representa uma oportunidade de apresentar seu potencial industrial e firmar negócios. Além de tentar estabelecer contatos, o objetivo do Pólo de Diadema é mostrar ao mercado internacional a preocupação das empresas nacionais com a biodiversidade, de que os fabricantes utilizam a matéria-prima extraída da natureza sem devastá-la.

Segundo o presidente do Pólo, Rene Lopes Pedro, um consultor brasileiro vai divulgar um catálogo com 20 empresas desse grupo e apresentará produtos de oito companhias que estão capacitadas a competir no mercado internacional. A expectativa é conquistar os mercados latino-americano e da África. Ele diz que os europeus e americanos são seletivos e prestigiam as marcas que estão em seu território.

“A cada ano, o mercado árabe se mostra mais receptivo aos produtos brasileiros. A Arábia Saudita, por exemplo, já é o segundo maior destino de exportação das fragrâncias brasileiras. A estréia do Brasil na feira será essencial para enriquecer a experiência das empresas nacionais em outros eventos no exterior”, afirma João Carlos Basilio da Silva, presidente da Abhipec. Segundo ele, a associação está tentando parcerias com consultorias locais para garantir o estabelecimento de contatos entre compradores da região e expositores brasileiros.

A Shizen, há 16 anos em Diadema, desenvolveu para o mercado internacional a linha Traty, reformulada com novos produtos e embalagens, além de frascos com maior volume, de 350 ml, 50 ml a mais do que o antigo. Outro lançamento é o Hair Spray Charming Jato Seco, com a tecnologia jato a seco ainda incipiente no Brasil, segundo o fabricante.

Outra empresa de Diadema, a Pierre Alexander, também participa pela primeira vez e busca ampliar seu mercado e, conseqüentemente, sua parcela de faturamento. A empresa aposta na sua linha de produtos, qualidade e inovações. Para o evento vai mostrar a linha de maquiagens, cremes e loções. Dos produtos enviados a Dubai, o lançamento é a Deo Colônia Estilo.

A nona edição da BeatyWorld Middle East receberá cerca de 400 expositores de mais de 30 países de todo o mundo, o que representa o crescimento de 30% em relação ao ano passado, de acordo com a organização. Serão 13 pavilhões em oito mil metros quadrados e a expectativa é receber cerca de sete mil visitantes.




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