Setecidades Titulo
S.Caetano identifica espécies de árvores dos parques urbanos
Sucena Shkrada Resk
Da Sucursal de São Caetano
29/05/2002 | 21:34
Compartilhar notícia


As espécies de árvores mais representativas do Espaço Verde Chico Mendes, do Horto Florestal e da Escola de Ecologia Jânio da Silva Quadros começaram a ser identificadas com nome científico, popular e país de origem. Até agora, cerca de 180 exemplares já apresentam o registro. O trabalho deve ser concluído em dois meses.

Segundo o engenheiro florestal Rogério Alvarenga, no Chico Mendes o visitante poderá observar a predominância de árvores frutíferas, como amoreiras, araçás, canelinhas, goiabeiras e ingás, entre outras. “Essa característica tem o propósito de atrair as aves urbanas”, disse.

Já no Horto Florestal, a maioria é de espécies exóticas, como o ficus, alfeneiro e o flamboyant. “Das nativas brasileiras, temos exemplares do pau-jacaré, pau-ferro, manacá, sibipiruna e, mais recentemente, de um pau-brasil, que era um pedido dos estudantes que passam pelo local”, disse Alvarenga.

O engenheiro florestal explica que o paisagismo do município também sofreu modificações com o tempo. “Há cerca de 40 anos, era moda plantar árvores exóticas de grande porte, como o ficus.” Segundo ele, a tendência hoje é que se cultive espécies que atinjam no máximo 2,5 metros de altura. “Os moradores interessados em manter árvores em frente de suas residências podem contatar o nosso departamento.” O plantio é feito gratuitamente. No ano passado, a Prefeitura optou por manacás e resedás. Neste ano, além do resedá, há mudas de ipês-amarelos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4233-7909.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;