Esportes Titulo
Obras comemoram aniversário do Maracana
Do Diário do Grande ABC
10/06/2000 | 16:01
Compartilhar notícia


O estádio do Maracana deve chegar aos 50 anos aparentando menos idade. Uma série de obras, iniciadas em novembro do ano passado e orçadas em R$ 54 milhoes, prometem deixar o cinquentao com cara de novo até o final do ano. Até agora, já foram feitas a reforma do anel estádio, instaladas cadeiras em toda a arquibancada e iniciadas as reformas das rampas, entre outras intervençoes. O número de vagas no estacionamento foi ampliado de 800 para 3 mil.

A lista inclui a construçao de camarotes e instalaçao de elevadores panorâmicos e escadas rolantes no setor próximo ao portao 18, pinturas e reformas na parte elétrica e hidráulica do estádio. Um centro de convençoes, um museu internacional do futebol e restaurantes também estao nos planos da superintendência. ``Queremos dar mais conforto e modernizar o estádio', diz Francisco de Carvalho, presidente da Suderj. Depois das reformas, a capacidade do estádio diminuiu de 150 mil para 105 mil torcedores.

Na avaliaçao do arquiteto Carlos Fernando Andrade, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), as obras do Maracana seguem a tendência moderna de estádios menores e mais confortáveis ``Quando foi construído, ele tinha capacidade para receber 5% da populaçao do Rio. Hoje isso seria um exagero. Naquela época, os estádios eram feitos com o objetivo de atrair público pagante. Hoje, o mais importante é dar conforto ao torcedor, por isso, eles têm lojas e restaurantes e somente lugares sentados', comenta Carlos, lembrando o caso do estádio de Wembley, na Inglaterra, que será demolido para dar lugar a um mais moderno.

A festa de comemoraçao dos 50 anos do estádio Mário Filho, dia 16, começa cedo, com um toque de alvorada, às 6h e uma queima de fogos às 8h. Em seguida, os 205 funcionários do complexo esportivo serao homenageados com um café da manha. As 10h, acontece a inauguraçao do Hall da Fama, onde serao homenageados os 40 notáveis e os dez maiores artilheiros que jogaram ali. Pelé, Zico, e Didi sao alguns desses nomes.

Pelé será o primeiro a deixar sua marca na calçada da fama e receberá uma reverência especial: às 12h acontece a exibiçao de uma sequência de fotos mostrando o jogador driblando nove adversários na partida Fluminense X Santos, em 1963. Garrincha também será lembrado com a reproduçao de emocionantes lances de sua carreira. As 12h30, um bolo gigante será repartido. E a partir das 18h, um show de pagode no hall do elevadores irá animar a festa, aberta ao público.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;