Política Titulo
Renan trabalha para não perder seu mandato no Senado
04/09/2007 | 10:01
Compartilhar notícia


Convencido de que será derrotado na quarta-feira no Conselho de Ética do Senado, o presidente da Casa,Renan Calheiros (PMDB-AL), trabalha para assegurar a derrubada no plenário do parecer que pede a cassação do mandato. De iniciativa dos relatores Renato Casagrande (PSB-ES) e Marisa Serrano (PSDB-MS), o relatório aponta oito procedimentos de Renan que caracterizariam quebra de decoro parlamentar.

A expectativa é que o documento seja aprovado por 10 votos a 5, mesmo placar da última quinta-feira, quando o colegiado decidiu pela adoção do voto aberto.

Telefonemas - O presidente do Congresso não compareceu na segunda-feira ao trabalho. Segundo seus assessores, ele ficou em casa telefonando para os colegas. A estratégia de Renan agora é convencer os companheiros a absolvê-lo em votação do plenário. O voto secreto é tido como um “atenuante” que asseguraria a Renan reverter pelo menos 4 dos 10 votos.

No plenário, ele deve contar ainda com o apoio de petistas fiéis ao governo. A votação deve ocorrer na próxima semana. Antes, o parecer aprovado no Conselho será submetido à Comissão de Constituição e Justiça, que atestará a admissibilidade da representação.

Aliados de Renan afirmam que, agora, ele quer mesmo é apressar o processo para que chegue logo ao plenário. Os demais senadores também desejam o fim da enxurrada de denúncias, pois avaliam que, acima de tudo, a imagem do Senado é que está arranhada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;