Esportes Titulo
‘Meninas de ouro’ brilham nos Abertos
Kati Dias
Do Diário do Grande ABC
20/09/2006 | 22:22
Compartilhar notícia


Taynna Cardoso, de São Caetano, e Samira Gomes, de Piracicaba, lutam para se transformar nas "meninas de ouro" dos Jogos Abertos do Interior. Embora tenham o mesmo objetivo na competição, as garotas possuem metas distintas na carreira.


Enquanto Taynna, campeã brasileira e pan-americana na categoria até 56kg, sonha com uma vaga na Olimpíada de Pequim (2008), Samira tem um pensamento mais modesto. Deseja se fixar na categoria até 60 kg e se transformar na melhor boxeadora de sua cidade. A decisão do boxe feminino será hoje, a partir das 14h, no Pavilhão Vera Cruz.


Apesar de defender São Caetano nos Jogos, Taynna vive bem longe do município. A garota treina em Belém do Pará e se orgulha de ter alcançado o primeiro título brasileiro com apenas 19 anos. "O boxe me deu a oportunidade de provar que sou gente. Que eu, como qualquer pessoa, tenho direito de brigar por uma vida melhor", filosofou a atleta, que está com os pensamentos voltados ao Oriente. "Na China, o boxe feminino entrará como esporte de exibição. Vamos lutar para que a modalidade entre de vez na programação olímpica", explicou Taynna.


Enquanto Taynna se preparava para entrar no ringue, Samira tentava controlar o nervosismo. Aquela seria a segunda participação dela como federada. Ela começou lutar há seis meses, incentivada pelo pai, amante do boxe. "Meu pai sempre gostou de ver lutas de boxe pela TV", lembrou.


A coragem, porém, só veio quando viu o filme "Menina de Ouro" dirigido por Clint Eastwood e vencedor do Oscar de melhor direção, melhor atriz e melhor ator. "O filme humanizou o boxe. Mostrou que as mulheres também tem condições de praticar o esporte como os homens", explicou Samira.


O técnico Marlon Pedroso ficou impressionado com a força da pupila e resolveu inscrevê-la nos Jogos Abertos, apesar dela ter feito apenas uma luta como federada. "Ela tem muita força. O belo rostinho engana não só aos marmanjos, mas as adversárias também", revelou o treinador. Durante a apresentação, Samira venceu Janaína Ramos com facilidade. A vitória foi por pontos ( 15 a 5). "Não disse que ela tinha futuro no boxe?", disse Pedroso ao final da luta.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;